Sobre o já famoso Simpósio Interno da equipe da Vila

Escola da Vila

.

Por Sonia Barreira, direção geral da Escola da Vila

No próximo sábado, dia 6 de outubro, toda a equipe pedagógica da Escola da Vila estará reunida na unidade Granja Viana para dar início ao 15º simpósio interno.

Desde a sua fundação, a equipe da Vila instaurou em sua cultura de trabalho a elaboração de textos reflexivos por parte dos professores. Já publicamos neste espaço um conjunto de textos que explicitam como essa atividade dá vida a certos valores fundamentais da nossa instituição. Vale a pena a leitura!

Simpósio Interno da Escola da Vila

Simpósio interno… “Pra que isso, meu Deus?”

Simpósio 2013: mais um desafio instigante!

O sentido da reflexão sobre a prática pedagógica: compartilhar e avançar coletivamente.

Neste ano, os trabalhos versam, em sua maioria, sobre os esforços da equipe para entender, melhorar e produzir conhecimento sobre "o atendimento à diversidade na escola".

Muitos artigos são relativos às experiências realizadas com os grupos interséries, que mostraram ser um importante mecanismo para fugir da padronização dos agrupamentos por idade e favorecer interações dinâmicas entre os alunos.

Há trabalhos que buscam justificar as modificações realizadas em sequências didáticas para poder atender melhor aos diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos de um mesmo grupo. Outros aprofundam a análise sobre as formas de recuperação que promovemos com os alunos maiores.

Alguns educadores vão mostrar suas hipóteses de trabalho por meio de estudos de casos individuais. Há aqueles que vão analisar novos projetos de intervenção na realidade e abordagens mais globais e menos conteudísticas.

Há diversidade, profundidade, conclusões, mas, também, questões abertas, indagações e provocações para que nossa equipe siga curiosa, cooperativa e comprometida com a produção de conhecimento pedagógico.

Parabéns a todos pelo esforço e pela valorização da reflexão profissional escrita!