VilaConversa: encontros, trocas e reflexões

Por Fernanda Flores, direção pedagógica

Esta semana, encerramos o Ciclo de Palestras VilaConversa com a vinda da Dra. Julieta Jerusalinsky abordando a temática das intoxicações digitais vividas pelo mundo adulto interferindo na construção das relações interpessoais tão próprias da infância, da juventude e da vida humana.

As contribuições dos cinco encontros realizados este ano foram muitas. A interação dos palestrantes convidados com as famílias presentes, a contribuição dessas conversas para que todos, família e escola, tenham mais elementos de reflexão e contrapontos a elaborar na desafiadora experiência de educar crianças e jovens.

Alcançamos nossos objetivos ao propor esses encontros: trazer à mesa de conversa temas difíceis, para os quais não temos respostas prontas, e que somente o diálogo consistente pode trazer caminhos possíveis para sua compreensão.

Lembrando os encontros que tivemos, destacamos alguns pontos centrais de cada um deles para que oportunamente possam assisti-los, todos filmados e disponíveis no canal de YouTube da Escola da Vila.

Escola da Vila

Julieta Jerusalinsky trouxe uma profunda análise acerca da descontinuidade produzida pela era digital nos modos pelos quais estabelecemos laços sociais e nas formas discursivas de sustentarmos subjetivamente as experiências, levando-nos a interrogar sobre qual rede sustenta o sujeito contemporâneo no balanço entre o público e o privado, entre o lazer e o trabalho, entre a realidade e a ficção, ao ser e estar lançado virtualmente na web.

Escola da Vila

Claudia Aratangy reforçou o que nossa escola pratica e defende como valor da formação literária das novas gerações. No encontro sobre Leitura de literatura: um caminho para conexão e pertencimento, ela destacou o poder das narrativas e o entrelaçamento dos enredos em diversas histórias, contos, como forma humana de compartilhar emoções e de conectar-se com o passado, para viver no hoje e projetar os futuros próximos.

Escola da Vila

Ilana Katz, analisando o tema Os adultos, as crianças e suas políticas, trouxe importante contribuição para pensarmos o papel da ocupação e do uso da cidade como forma de estar pública, coletiva, política, que comunica aos jovens e às crianças sobre quem somos, onde estamos e como podemos viver juntos.

Escola da Vila

Alexandre Feldman, em Sono: acorde para a vida, destacou para uma audiência muito interessada as relações tão estreitas entre sono e bem-estar geral, esclarecendo aspectos que leigos desconhecem sobre os mecanismos do sono e a responsabilidade que este tem na saúde das pessoas, saúde física e sobretudo psíquica.

Escola da Vila

André Trindade, com a temática O corpo na infância e na adolescência: desafios da educação contemporânea, tratou da importância de valorizarmos o corpo nas práticas vividas na escola não somente nas aulas de educação física, mas também nas posturas adotadas para o trabalho e nos momentos de contemplação e relaxamento, olhar para postura e corpos das crianças e jovens passa a ser imperativo em tempos de experiências virtuais mais frequentes.

É nossa convicção que esses encontros são essenciais na criação de oportunidades para o encontro, para a conversa, para a troca de experiências e visões sobre temas que nos afligem como educadores. Seguiremos assim, pois entendemos que essa é uma responsabilidade da escola.

Voltamos ano que vem, com novas propostas e temas sugeridos pela comunidade Vila!