Sonhando acordado?

Por Tucha -  professora do Grupo 3 C

Hora da entrada... Eis que chega um pai com seu rebento aconchegado ao ombro, braços pendentes, respiração profunda. Mal consegue levar seu menino, a mochila e a lancheira. Cambaleia até a porta da classe e dirige-se à professora falando bem baixinho, praticamente sussurrando:

- Boa tarde, Tucha. Hoje o Cebolinha brincou muito durante a manhã inteira e está muito cansado. Veio dormindo profundamente no carro e nem se mexeu quando eu o peguei no colo. Você poderia providenciar um lugar para ele dormir por favor? Acho que este soninho vai longe...

Neste momento ouço uma risadinha e percebo os olhos de Cebolinha se abrirem e fecharem rapidamente. Digo então ao Cebolão:

- Acho que ele já está acordando, não é mesmo Cebolinha? Vou te pegar no colo, sentar um pouquinho com você perto da pista de carrinhos até você acabar de acordar, combinado? Hoje teremos muitas atividades interessantes e divertidas e fico feliz ao ver que você já está despertando para participar de todas elas.

A situação descrita acima acontece algumas vezes em nosso dia a dia e sabemos que este sono é legítimo, principalmente no início do ano, após a flexibilidade da rotina das crianças durante o período de férias. Muitas vezes também chegar à escola “sonhando acordado” é uma estratégia que alguns alunos utilizam para terem o privilégio de serem transportados no colo durante o percurso do carro até a sala de aula. De fato é muito gostoso poder contar com os braços fortes de quem os está trazendo, garantindo um colinho tão gostoso! Colinho de pai ou de mãe e também colinho de professora! Este último, dormindo ou acordado estará sempre disponível no início do período, quando ainda estamos organizados em cantos e as crianças estão envolvidas nas brincadeiras organizadas pelas educadoras. Enquanto escolhem com autonomia um brinquedo ou brincadeira, a professora pode receber com a atenção que merecem os colegas que estão chegando.

Não podemos esquecer, porém, que nossas atividades diárias são planejadas visando que todos os alunos aproveitem ao máximo o período que passam na escola. Que tal desfrutarmos intensamente estes 285 minutos diários de trabalho e diversão, acordando calmamente nossos pequenos nestas ocasiões, levando-os tranquilamente pela mão até a classe, para que possam participar integralmente de todas as atividades propostas? Assim, ao voltar para casa, poderão se entregar totalmente aos “braços de Orfeu”, com a certeza de que aproveitaram na íntegra seu dia na Escola da Vila.