Mal-estar matinal.

Por Elaine Monteiro Maielo Occhialini - Nutricionista CRN3 2377 e Vera Barreira - Orientadora Educacional

A Orientação Educacional da Escola da Vila tem verificado com certa frequência que muitos alunos apresentam dor de cabeça, enjôos, tonturas e mal-estar durante sua permanência na escola, principalmente quando realizam atividades esportivas nas primeiras aulas.

Há um aumento de casos deste tipo nas segundas-feiras, provavelmente devido à desorganização dos horários de sono no final de semana, pois a maioria dos alunos aproveita para dormir até mais na tarde nos sábados e domingos e acaba tendo sono mais tarde no domingo à noite. A hora de ir dormir no domingo ainda precisa ser controlada pelos pais no F2.

Também verificamos casos de dor de cabeça em dias mais abafados, ou nos dias que se seguem à mudança de horário de verão, mas o motivo principal que temos constatado nesses mal estares matutinos é a ausência de ingestão de alimentos, antes de virem à Escola. Muitos alunos vêm para a escola sem café da manhã e mantém-se em jejum de quase 19 horas até o horário do lanche.

Tal fato promove desatenção e dificuldade de concentração nos alunos, podendo prejudicar seriamente o rendimento escolar, pois as atividades cerebrais dependem da energia fornecida pelos alimentos. Ou seja, no horário em que eles deveriam estar física e mentalmente melhor preparados, ocorre justamente o oposto.

Todas as transformações da adolescência têm efeito sobre o comportamento alimentar. A busca de autonomia e identidade, o imediatismo, as influências do grupo de convívio e da mídia, o surgimento de novos hábitos de consumo, caracterizados por omissão frequente de refeições e ingestão de alimentos com elevado teor de gordura saturada, colesterol e substancial quantidade de sódio e carboidratos refinados.

O resultado dessas transformações é que o consumo alimentar do adolescente frequentemente não supre de maneira adequada às necessidades nutricionais demandadas nesse período de vida. Mesmo tendo recebido informações sobre alimentação adequada nos estudos e projetos desenvolvidos na Escola.

Pesquisas efetuadas pela equipe de Nutrição na Escola sobre o consumo alimentar dos alunos do Ensino Fundamental 2  mostram que uma boa parcela da nossa comunidade apresenta um consumo maior de alimentos nas últimas refeições do dia e esse fato também pode prejudicar a aceitação de alimentos no café da manhã.

Na hora do lanche, a escolha de alimentos na cantina também sofre influências desse jejum, pois, com fome, os adolescentes selecionam alimentos densamente energéticos como salgados assados, refrigerantes e chocolates, mesmo tendo à disposição outros mais adequados. Nesse horário já foi levantado que o consumo de doces entre as meninas é 4 vezes maior do que entre os meninos e o consumo de refrigerante entre meninos é 8 vezes maior que entre as meninas.

Uma sugestão para aumentar a ingestão de alimentos pela manhã é a organização dos horários das refeições diárias e a organização dos alimentos para o café da manhã. É nesse momento que solicitamos novamente o envolvimento dos pais.

É preciso estimular a participação do adolescente na elaboração de um cardápio possível, assim como na organização da mesa de café da manhã no dia anterior, selecionando frutas para fazer uma vitamina e mantendo uma oferta diversificada de pães.

Inicialmente sugerimos que sejam oferecidos alimentos líquidos como leite, suco de frutas, vitaminas, iogurtes e gradativamente ir introduzindo alimentos com consistência mais sólida como pães, queijos e frutas, até a formação desse hábito alimentar tão importante.

Persistência é a palavra de ordem, pois os benefícios serão inúmeros à saúde e ao aprendizado. O que não pode é não fazer nada.