As crianças pequenas e a TV.

Por Dayse Gonçalves

Não, leitor, não se trata da reedição de um post relacionado com o tema das tragédias que aconteceram nos últimos dias no Brasil e no mundo. Dessa vez o assunto é mesmo a relação da criança pequena com a televisão.  Me explico.

Há mais ou menos duas semanas discutia em orientação com uma das professoras da Educação Infantil uma sequência de rodas de conversa temáticas. Então nos ocorreu propor uma conversa sobre televisão: o que aquele grupo de crianças costuma ver na TV. A idéia inicial era conhecer suas preferências, inclusive para nos mantermos atualizadas. Então ficamos pensando que com esta conversa acabaríamos conhecendo ainda mais as crianças. Teríamos uma idéia, por exemplo, de quanto tempo passam diante da TV. Saberíamos se veem TV sozinhos ou acompanhados. Parece estranho, não é? Mas é isso mesmo, faz muita diferença assistir televisão sozinho e acompanhado. Algo parecido com o que se diz da relação dos alunos mais velhos com a internet. Todos sabemos como é importante manter o computador num espaço onde se possa exercer algum grau de supervisão sobre os “mares por onde navegam”.

Desse modo, o mesmo pode-se dizer do uso da televisão pelos pequenos. É muito importante que conheçamos a programação destinada ao público infantil. Apesar do poder que este meio de comunicação audiovisual tem e de seu potencial educativo, infelizmente ainda não dispomos de uma TV de qualidade no Brasil. Temos muita coisa boa, mas também muita coisa de má qualidade. Sem falar na inadequação da programação destinada ao público adulto, mas que a criança consome por ter acesso a ela.

Por isso ocorreu-nos aproveitar este espaço para trazer algumas questões para pensarmos. Questões relacionadas ao tempo que permitimos que nossos filhos passem diante da TV. Mas não basta restringir o horário, há que se combinar também com que propósito a televisão será ligada. Seria desejável que fosse ligada somente no horário em que o programa combinado fosse transmitido. Sabe aquela mania que muita gente tem de ligar a TV e deixá-la ligada por muito tempo? Então, seria interessante evitar o desenvolvimento deste tipo de hábito. Mas para isso seria interessante também planejar e proporcionar alternativas de diversão, como descer no playground; brincar no quintal; montar uma bela cabana nos dias de muito frio ou chuva; jogar; desenhar; ler/ouvir histórias; ajudar a fazer bolo; brincar/cuidar dos animais de estimação ... E, se permitem, mais uma dica: nada de ligar a TV (ou o videogame) nos dias em que está recebendo amigos em casa. Amigo ou amiga em casa é oportunidade que não se pode desperdiçar.

Mas voltando à questão do ver TV junto com a criança, pensamos que vale a pena considerar esta possibilidade, principalmente na etapa em que estamos “tomando pé” da programação existente para em seguida negociarmos o que será possível consumir. É muito importante conversar com a criança sobre o que ela está vendo. As crianças ainda não têm critérios para distinguir o que é bom do que é ruim, o que é real e o que é fictício. Então, falar sobre o que se vê e sobre o que se sente diante de determinadas cenas ou comportamentos pode fazer toda a diferença. Pense nisso!