A epidemia de obesidade apontada pelo IBGE

Por Washington Nunes Silva Junior

O IBGE, no último senso, juntamente com a secretaria nacional de vigilância da saúde, apontaram em pesquisa recente uma mudança significativa na silhueta do brasileiro, que passou a ganhar quilos a mais em todas as faixas etárias.

Para qualquer profissional que trabalha com a saúde, este é um dado que chama a atenção e que nos coloca em estado de alerta.

Divididas em faixas etárias de 5 a 9 anos, 10 a 19 anos e acima de 20 anos, todas as faixas etárias apresentaram um aumento do sobrepeso entre 200 e 300% !

O crescimento econômico, o trânsito, a falta de atividade física, o uso de utensílios eletrônicos (divertidos, interessantes e que já fazem parte da nova sociedade) mudaram totalmente o quadro de estímulos físicos, jogos e brincadeiras ao ar livre. Também a importação de hábitos alimentares, principalmente da cultura norte-americana, com os famosos “fast foods”, excessivamente gordurosos e com grande apelo de cores e sabores, contribuíram para este aumento. Percebemos que essas mudanças são lentas, mas a ameaça de uma epidemia de obesidade é apontada pela secretaria de vigilância da saúde: mantido o atual ritmo, o Brasil terá, em 13 anos, o mesmo número de obesos dos Estados Unidos.

Ainda dentro da área da saúde, muitos pediatras têm se surpreendido com o surgimento de patologias ligadas ao sobrepeso e à obesidade que não faziam parte da literatura médica para faixas etárias tão precoces.

O sobrepeso e a obesidade podem levar a graves problemas psicológicos (como a falta de interesse em muitas atividades motoras, por não conseguir executá-las ou por não querer se expor à sua execução, deixando a autoestima baixa) e físicos (como o desgaste de articulações, aumento da pressão arterial, que, dependendo do grau, pode levar à obesidade mórbida, que, por sua vez, tem consequências como diabetes, cegueira, amputação de membros e até a morte).

Falando assim, parece um filme de terror, mas, o mais importante, sempre, é que busquemos hábitos saudáveis: alimentação regrada com oferta equilibrada de alimentos e racionalizar o tempo gasto com televisão, internet e jogos eletrônicos com atividade física.

Um grande exemplo disso aconteceu em uma atividade de 7º anos: um passeio ciclístico com pais e filhos desfrutando uma manhã ao ar livre no parque Villa-Lobos. Atividade física moderada, alimentação equilibrada e lazer: uma boa arma contra o sobrepeso.

O equilíbrio em tudo que fazemos deve ser o objetivo de todos.

Vamos ficar atentos!