Uma escola em formação.

Por Daniel Helene – Coordenador das ações formativas desenvolvidas na EE Romeu de Moraes

No ano 2009, o Centro de Formação da Escola da Vila iniciou um trabalho de formação continuada de professores na Escola Estadual Romeu de Moraes, em um programa viabilizado pela Associação Parceiros da Educação.

Naquele ano, o trabalho de formação foi realizado com os professores da escola, ao longo das reuniões semanais da equipe, chamadas na rede estadual de Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). Em 2010 esse trabalho pôde ser continuado. Ao longo do ano, porém, ele foi assumindo novas formas – ou formas complementares às reuniões quinzenais de formação de professores nos HTPC´s.

À medida que a equipe de formação era cada vez mais vista como parceira pelos professores, eles mesmos aportavam ideias muito potentes para o processo de formação continuada. Um exemplo disso foi a ideia de fazermos observações de aula.

Essa porta aberta foi determinante para que o trabalho do Centro de Formação na E. E. Romeu de Moraes assumisse novos desdobramentos. Iniciamos, em agosto, um programa de observação de algumas aulas da escola, tanto no Ensino Fundamental II quanto no Médio. Simultaneamente, a equipe gestora da escola demandou que iniciássemos o coaching ¹ da equipe de coordenação.

Finalmente, em 2011, continuando em todas essas frentes, o trabalho do Centro de Formação na E. E. Romeu de Moraes passou a ser tomado como modelo para os processos de formação em vigor em todas as escolas em que a Associação Parceiros da Educação atua de alguma forma. ²

A articulação das reuniões de formação nos HTPC´s com as observações de aula têm tornado mais potente a reflexão dos professores sobre sua prática, e também mais efetiva sua busca por novas maneiras de trabalhar para que os alunos da escola aprendam mais e melhor. Devido ao trabalho de coaching, essas ações estão também articuladas ao processo de formação da equipe de coordenação pedagógica. O Centro de Formação está na E. E. Romeu de Moraes quinzenalmente, nos HTPC´s, mas de certa forma está lá também nas demais reuniões, em que os coordenadores é que lideram a formação dos professores.

Podemos dizer que o trabalho do Centro de Formação na E. E. Romeu de Moraes ao longo desses três anos esteve voltado para a construção das condições para que ele se torne cada vez menos necessário. É um trabalho de empoderamento dos professores, dos coordenadores, da escola. E é por isso que tem sido visto por outras escolas da rede como um modelo de formação inspirador.

¹ Reuniões individuais com os coordenadores pedagógicos da escola, nas quais o coach os auxilia no sentido de realizar melhor e mais eficazmente seu trabalho de formação e de gestão da escola.

¹ São cem escolas no Brasil, das quais 91 estão no estado de São Paulo (38 delas na capital).