O período de férias para os pequenos


 Por Daniela Munerato

Estamos no final do semestre e um tempo de férias se aproxima. Junto a ele, surgem sempre algumas dúvidas por parte das crianças, por mais que as professoras conversem a respeito na escola. São elas: “Depois das férias vamos mudar de série?” “Vai ser 2012?” “Eu já vou fazer aniversário de novo?”

Diante destas questões, convido vocês a pensarem algumas ações que podem ajudar na organização deste tempo. As crianças pequenas não têm esta noção construída e precisam de alguns recursos para organizá-lo, e isso, além de lhes tranquilizar, ainda permite que antecipem ou retomem situações.

A primeira sugestão é usar um calendário. Vocês podem deixá-lo num lugar bem visível para a criança, isto é, onde sua visão alcance.  Marquem os dias em que as férias começam e terminam, como um tempo a ser acompanhado. O calendário representa um marcador temporal conhecido pelas crianças! Aqui na escola, desse o G1, marcamos eventos, aniversários, aulas de especialistas, dias de biblioteca, visitas ou mesmo o retorno ou a chegada de um amigo.

Desta forma, aproveitem para anotar compromissos previstos para este período, como a ida na casa dos avós, ou a chegada de um parente que vem passar uns dias em SP, ou de amigo, que vem brincar.

Além disso, a comunicação entre as crianças do grupo, neste período, é uma possibilidade interessante de convívio fora da escola. No início do ano, as professoras enviaram uma lista ou uma agenda de telefones, não é mesmo?

Como sugeriu Lúcia Rosenberg em palestra feita recentemente para vocês, pais, surpreendam as crianças com programas interessantes, como organizar um pic nic (num parque ou mesmo em casa). Muitas famílias costumam combinar uma espécie de rodízio para garantir passeios ou programas especiais. Um dia é uma que leva um pequeno grupo ao cinema (sempre tem coisa interessante para ver neste período), outro dia outra recebe um grupo em casa, para brincar ... Pode-se também criar uma espécie de cineclubinho itinerante, de acordo com a disponibilidade dos pais, com direito a pipoca e tudo, e que pode dar ensejo a experiências fantásticas, com os pequenos assistindo a filmes que marcaram outras gerações, como O Mágico de Oz, Pippi Meia Longa, O Garoto (de Chaplin), Beleza Negra, A Noviça Rebelde, ET – O Extraterrestre, etc.

Outra sugestão é utilizarem um caderno para fazer um diário de férias. Pode-se desenhar nele, colar ingressos, fotos, anotar brincadeiras aprendidas, filmes vistos, passeios realizados... Estes serão registros de um tempo fora da escola, que poderá ser retomado quando retornarem às aulas e forem convidados a compartilhar com os amigos. Sempre ajuda na construção da noção de um tempo que passou e de situações que marcaram este período.

E, por fim, que este tempo seja de muito aconchego, momentos preciosos de encontro e empatia entre pais e filhos, para citar mais uma vez a nossa palestrante. Que as crianças tenham boas lembranças deste tempo, em casa ou fora da cidade. Tempo fundamental para retomar a rotina no segundo semestre. Afinal, os pequenos também precisam descansar. Até a volta então!