Hora do parque: futebol, cabra-cega, bafo e... Biblioteca!

[gallery order="DESC" columns="2" orderby="title"]

Por Fernanda Passamai Perez – Auxiliar da Biblioteca Tatiana Belinky

Na hora do parque tem espaço para tudo, inclusive visita à biblioteca. Alunos, principalmente dos 2ºs aos 4ºs anos, têm buscado este espaço para leitura, assim como brincar brincadeiras infantis. Apesar do aspecto lúdico da leitura, neste caso, existem outros motivos que estimulam estas visitas espontâneas e autônomas. Nossas ações promotoras para a formação do leitor são planejadas de modo a encaminhá-lo para a leitura de deleite, na direção do prazer. E quer lugar melhor para alimentar este prazer que a biblioteca? Prazer este que estimula o vínculo do leitor com a arte literária. Acolhemos a todos, procurando atender os desejos destes leitores sedentos por beber no Mar de Histórias, por viver aventuras e buscar informações (muitos pais devem ter ouvido falar do livro TUBARÕES E OUTRAS CRIATURAS AQUÁTICAS). Durante as visitas as estantes são exploradas constantemente em busca do desconhecido. Gibi, jornal, livro-brinquedo, narrativas, poesia, produção dos próprios alunos... individual ou coletivamente, vale qualquer tipo de leitura. A troca entre os leitores, seus pares e conosco, mediadores, enriquece o percurso leitor de cada um deles, “brincando”. Por isso, temos o cuidado em manter o acervo organizado e qualificado. Entretanto, este resultado não acontece rapidamente, esta relação com os alunos vem sendo lapidada ao longo dos encontros, seja nas rodas de biblioteca ou no “corpo a corpo”. Há alguns anos trabalhando na Biblioteca Tatiana Belinky posso afirmar que é um privilégio trabalhar nesta posição que nos permite atuar na formação do aluno, ajudando a tornar-se um leitor competente capaz de desfrutar dos prazeres da leitura literária, hoje e na vida adulta.