Volta às aulas!

Por Fernanda Flores

Amanhã iniciamos mais um semestre de trabalho com a retomada da rotina escolar! Independente da idade do aluno, a volta às aulas é um período de emoções intensas: rever os amigos, contar o que viveu nas férias, reencontrar professores e atividades há muito guardadas na mochila, retomar o ritmo de produção, entre outras coisas...

Assim, para começar, uma dica importante aos pais: guardem um tempo com seus filhos para olharem as coisas de escola juntos; por exemplo, cuidando da arrumação de estojo e mochila, pondo em ordem esses materiais, acompanhando um preparo para o recomeço que ajuda a criança a voltar a se centrar frente às demandas escolares.

Na escola, estamos também em “aquecimento”. Todos os professores já trabalhando juntos, planejando as aulas, arrumando materiais e salas, com um olhar especial aos primeiros dias de aula, pois evidentemente sabemos o quanto nossos alunos voltam com uma enorme necessidade de conversar e também de serem acolhidos com boas vindas calorosas e atividades ajustadas ao reinício das aulas.

Aproveito a audiência leitora de nosso blog para dar destaque a SAD (semana de atividades diversificadas) realizada pelos alunos de 1º a 5ºs anos das duas unidades, nos dias 20, 21 e 22 de junho, antes do término das aulas. Atividades nas quais conviveram e trabalharam com colegas de diferentes séries, utilizando espaços diversos do ambiente escolar.

Nessa edição, optamos por situações voltadas a troca de experiências em nossa comunidade de leitores, e a oportunidade, como ouvintes, de participarem de contações de histórias proporcionadas por todos os professores (de sala de aula, de educação física, artes e inglês). Justamente o convite era o de que ouvissem histórias contadas por um educador que não o seu principal, inclusive porque deste as crianças ouvem histórias diariamente.

Compartilhamos uma avaliação extremamente positiva! Crianças comprometidas em dar dicas do que mais gostaram de ler ao longo do semestre, contando pontinhas das histórias aos colegas das mais diferentes idades, ouvindo sugestões e conhecendo histórias de colegas mais novos e mais velhos, num clima muito próximo e respeitoso como podemos inferir pelas fotos.

Nossos professores se dedicaram para a atividade de fechamento, ambientaram salas, trouxeram objetos, fantoches, livros escolhidos de coração para presentear alunos de todas as faixas etárias que escolheram estar ali ouvindo aquela história, daquele professor. Todos circulavam com expressões de encantamento, surpresa, correndo de sua sala a outra, de mãos dadas com um amigo, ao lado de um colega.

Gostamos tanto quanto as crianças e, bem provavelmente, repetiremos a experiência de leitura pública aberta à escolha dos alunos mais frequentemente, aguardem que daremos notícias!