Voltando das férias

Como todo ano, voltar das férias é algo ambíguo. Se por um lado os aspectos sempre prazerosos de um tempo livre de compromissos ou fora da rotina, como em um passeio ou viagem, pedem sempre um pouquinho de tempo a mais, voltar e rever os colegas e professores e retomar o dia a dia escolar não é tão ruim assim. Parece que reclamamos mais por um costume ou “dever de ofício”, por que devemos reclamar. Mas, a maioria reencontra os deveres escolares como uma etapa boa para que as próximas férias sejam ainda melhores.

Quando retornamos das férias do meio do ano, sabemos que elas são bem diferentes das de final de ano. Quando voltamos a novidade é a própria volta. É uma retomada imediata da rotina. Não há classes novas, professores novos ou novidade de uma nova série. Tudo continua de onde parou.

Neste sentido, convém relembrar que não há tempo para esquentar, chegamos e temos que retomar o trabalho que será entregue, o texto que será discutido, o estudo para a prova que já esta marcada, a lição que orientará a aula que vamos participar, etc.

No primeiro ano, esta retomada requer empenho e concentração nas tarefas que organizam tanto a retomada quanto a conclusão do trimestre. O foco na organização deste período é fundamental. As provas trimestrais se aproximam rapidamente e as variadas atividades necessárias para finalizar a avaliação e preparar para estas provas, tudo isto, tem que acontecer em um prazo curto.

Os alunos do segundo ano retornam exatamente na metade do Ensino Médio. Para eles, além do que vale para o primeiro ano, acrescenta-se o fato de que começarão o processo de finalização da educação básica. Isto significa que em menos tempo do que se possa imaginar estarão discutindo e tendo que decidir sobre como será o ano seguinte e os próximos anos. Não dá para adiar ou fugir. É assim mesmo.

O terceiro ano talvez seja o mais contraditório. Este é o último ano em que houve férias escolares com estas características. Daqui para frente será de outro jeito. Será o último retorno à escola como foi em muitos anos. É triste e é alegre. É triste, pois uma prática de tantos anos será encerrada; é alegre, pois é a sinalização de que outra etapa da vida será iniciada. A rotina de aulas, trabalhos, lições, provas e tudo o mais vai se encerrar. Ficamos, às vezes, apreensivos como educadores, pois os alunos de terceiro ano, já sentindo que as coisas vão mudar voltam destas férias sem o compromisso que ainda deve orientar a vida de estudante. Não é a maioria, mas vemos que alguns se desorganizam mais que o possível.

Seja como for, para as três séries este retorno deve ser encarado como ele é e com as necessidades que tem. Sabemos que a maioria volta já engrenada e contamos com todos os nossos alunos para uma retomada agradável e comprometida da convivência e do trabalho escolar.

Bom retorno a todos.

Armando, Fermin, Chicão e Chacur