Programação de férias do Centro de Formação.

Por Daniela Munerato

As programações de férias representam eventos importantes na Escola da Vila. Elas são oferecidas nos meses de janeiro e julho, e organizadas em períodos de três dias. Para esses cursos, equipes da escola se preparam para receber educadores de várias partes do país, o que torna a troca de experiências ainda mais rica entre os participantes. Nosso principal propósito? A reflexão sobre temas variados, que ampliam o olhar dos participantes tanto sobre as práticas na escola e as teorias que as fundamentam. É um tempo de encontro, de intensa interação e aprendizagem!

Os cursos propostos atendem a diferentes segmentos e áreas de conhecimento. Configuram-se em grupos de trabalho com características diversas. Por exemplo, se forem pessoas que trabalham com alunos de uma mesma faixa etária, as trocas estão favorecidas por experiências semelhantes e complementares. Já temas que atravessam toda a escolaridade dão a possibilidade de se juntar a experiências diversas, mas com interesses comuns. As duas oportunidades são muito interessantes!

Os educadores responsáveis pelos cursos preparam as dinâmicas, os materiais de apoio, e esperam para conhecer seus grupos de trabalho. A situação é muito semelhante àquela do início do ano em todas as escolas. Temos os nomes dos participantes e algumas informações sobre eles, mas nada se compara ao momento de encontro com cada um e a reunião de todos, formando uma dinâmica única, como grupo de trabalho. Grupos formados por pessoas de lugares diferentes, experiências diversas e objetivos comuns.

O primeiro dia da programação é o momento da chegada e observamos grande movimentação no espaço físico da escola. Em poucos minutos, os grupos se formam, com crachás de cores diferentes. A cada rosto, a expectativa pelo curso escolhido. As aflições relativas ao tema podem ser as mesmas, e a busca pelas respostas também. Mas “receitas de bolo”, em se tratando de Educação, não existem! Temos algo muito melhor... As possibilidades oferecidas pela troca de experiências são inúmeras, e quando socializadas se multiplicam!

É um tempo que passa depressa! Ao final de cada programação, uma sensação de carregar na bagagem novos conhecimentos, novas formas de ver e pensar velhos conteúdos... Temos todos a sensação de estarmos preparados para os desafios que se iniciam com o retorno às aulas. E uma pontinha de saudade também dos parceiros de curso. Agora que a reflexão estava tão boa, o grupo mais desenvolto... Vamos aproveitar para conhecer de perto os livros sugeridos nas bibliografias das apostilas, reler as anotações, dar continuidade às reflexões, socializá-las com os colegas de segmento e de escola.

Nós ficamos por aqui, igualmente nutridos, esperando reencontrá-los na próxima programação!