O site do setor cultural da Escola da Vila.

Aluna produzindo uma peça de vestuário no laboratório de moda, sob orientação da professora Marina Pontieri

Por Luisa Furman e Vicente Domingues Régis -  Coordenação do Setor Cultural

A cultura, e suas diversas manifestações, sempre ocupou lugar  central na proposta pedagógica da Escola da Vila, seja em seus componentes curriculares mais tradicionais ou em seus projetos mais inovadores. Ocupa lugar de destaque em trabalhos de campo, nas atividades fora da escola, nos eventos propostos para  comunidade.

Para fortalecer ainda mais esta característica, este ano, o setor cultural da Vila passou por uma reorganização e estabeleceu programação variada com ações que ora apoiaram a exploração de temas  curriculares, ora debateram acontecimentos  em destaque nas mídias, com convidados especialistas, como por exemplo,  mesa redonda sobre a tragédia no Japão e palestras sobre as revoltas no Oriente Médio.  Apoiou iniciativas dos alunos como  o Cineclube da Vila, e a Vilada Cultural que está ainda por acontecer.

Uma outra iniciativa importante deste novo Setor Cultural foi o lançamento dos cursos extra curriculares que foram oferecidos  com a inteção de complementar a formação de nossos alunos e dar a eles a oportunidade de explorar linguagens e processos que nem sempre têm lugar na sala de aula.

No primeiro semestre inauguramos os cursos de música – criação musical e repertório, e grupos de violão –  história em quadrinhos, ilustração e laboratório de moda. No segundo semestre oferecemos mais um curso, o de animação digital para Fundamental 2.   Para  2012, os cursos serão ampliados e seus horários divulgados no final deste ano, facilitando a escolha das famílias.

Os cursos foram recebidos com grande receptividade pela nossa comunidade, mas sentimos falta de uma comunicação direta com as famílias. Para tanto, criamos um espaço para estreitar o diálogo e levar até vocês os acontecimentos e novidades através desse ambiente virtual.  Vocês podem conferir as realizações do setor cultural clicando aqui.