“Acabei!”

Por Fernanda Issa e Tucha - Professoras da Educação Infantil

É comum que as professoras de Educação Infantil ouçam esta exclamação ao longo do dia, vinda de alguma porta fechada do banheiro.

Na Educação Infantil, os alunos de G1 e G2 são sempre acompanhados ao banheiro por algum adulto (professoras ou monitoras). Nestas situações, nosso papel é de orientar e auxiliar as crianças para que façam uso adequado daquele espaço, pois ainda não temos banheiros automatizados: os assentos dos nossos vasos sanitários não sobem e descem sozinhos, é preciso um pequeno apertãozinho para que a descarga seja efetuada e, o mais incrível de tudo, não existe uma “mão mágica” com papel higiênico bem dobradinho para limpar os bumbuns mais fofos jamais vistos!

Cabe então a nós, professoras, ensinarmos aos nossos pequenos todas estas tarefas para que possam, progressivamente, serem cada vez mais autônomos ao usarem o banheiro e, dentre todas estas, limpar-se sozinho é de fato a mais desafiante.

Ao ouvirmos “Acabei!”, costumamos auxiliar os alunos de G1 e G2 verbalizando todas as nossas ações enquanto atuamos, e no caso dos alunos de G3 estas são executadas pelas próprias crianças, com nossa supervisão, orientado-as verbalmente do lado de fora da porta do banheiro. Dizemos assim: “Vou pegar primeiro um pedaço de papel, nem muito grande, nem muito pequeno; depois vou passar no seu bumbum e jogar no lixo; vou pegar outro pedaço de papel do mesmo tamanho e fazer a mesma coisa, até o papel sair limpinho. Pronto! Papel limpinho, bumbum sem cocô”!

E com isso esperamos que aprendam mais este procedimento, aprendizado de grande importância agora que estão com quase seis anos de idade. Portanto, que tal experimentarem também em casa o passo a passo para um bumbum limpinho, investindo neste importante conquista?