A aula de Educação Física começa na sala de aula!

 

Por Professor Marcos Santos Mourão (Marcola)

Ao longo do ano, estabelecemos uma rotina que tem ajudado muito na sistematização das aulas, na organização do tempo, na compreensão do assunto e atividade a ser trabalhada na aula de Educação Física (principalmente para os alunos do Fundamental 1). No início da aula, ao invés de ir diretamente para a quadra, as crianças nos esperam na classe, onde somos recebidos com manifestações de grande alegria e afeto. O motivo de tanta agitação dá-se, em grande parte, por ser um momento muito aguardado, no qual o corpo estará inserido de maneira completa e não só intelectualmente. Após recebermos vários abraços, notícias e sugestões de jogos, criamos um ritual para a explicação das atividades: o registro na lousa, ou seja, um registro que julgamos ser claro e significativo, e que apoiará a compreensão das crianças para a realização das tarefas propostas.

À primeira vista parece estranho o fato do professor de Educação Física entrar na classe, “desperdiçar” tempo com explicações na lousa, quando poderia receber os alunos na quadra, já começar a atividade! Mas esta opção, na nossa concepção de área, traz mais benefícios do que perdas. Quando entramos na classe temos a oportunidade de conversar rapidamente com cada professora, receber notícias do grupo, enfim, estabelecer uma parceria importante para ambos. Além disso, observamos que, para as crianças, o registro que fazemos é um modelo muito valioso de representação e organização espacial, uma vez que permite antecipar ações, ordem e execução das tarefas (circuitos motores e oficina de percurso), regras, limite de espaço e disposição dos jogadores (quando utilizamos jogos), deslocamentos possíveis, etc. O fato de estar em sala de aula também favorece a participação mais organizada para que a criança esclareça suas dúvidas, escute o outro e compreenda o sentido da própria fala. Isto contribui para que o tempo em sala não seja “perdido”, mas sim “investido” nas situações de aprendizagens práticas, uma vez que traz para as crianças sentido e significado.

4 ideias sobre “A aula de Educação Física começa na sala de aula!

  1. Parabéns pelo texto Marcola. Esta questão da organização em sala de aula é muito importante, prova disso é o meu trabalho realizado no Futsal com os alunos da Escolinha de Futsal que apresentei no Simpósio, onde em sala de aula organizamos a forma de jogar e em seguida os alunos foram para a quadra. E realmente funciona. Eles se organizam exatamente como combinado em sala de aula (na lousa). Mais uma ferramenta para aprimorar nosso trabalho.
    Um abraço.

    • Mario,

      Obrigado, realmente acreditamos que o processo de jogar acontece mesmo antes e depois de entrar na quadra. O trabalho com vídeo e com a lousa é prova disso!

  2. otimo texto professor realmente com uma parte de nossas aulas na sala temos um forma a mais de ensinar e direcionar o que vai ser proposto nas aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>