Trabalhando com música no Seminário Itinerante.

Por Vicente Régis, coordenador das ações culturais, professor de música e formador de professores

Uma das modalidades de evento oferecidas pelo Centro de Formação da Escola da Vila são os Seminários Itinerantes. Neste formato, nós, professores formadores, visitamos diversos locais do nosso país para discutir questões referentes à educação e ao universo escolar. No último sábado, dia 24 de setembro de 2011, fomos a Mococa, uma simpática cidade na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, para realizar cursos nas áreas de arte, matemática, língua, coordenação pedagógica e música. Fomos gentilmente acolhidos pela Escola Nova de Mococa, local onde os cursos aconteceram.

No curso de música fizemos algumas atividades que enfocam diferentes formas de aprendizado e criação musical. Dentre elas, foi proposta a gravação de um disco no período da manhã. Com um computador e um microfone, gravamos algumas das canções e brincadeiras que costumamos trabalhar aqui na aula de música da Vila, somadas a canções que os próprios participantes do curso trouxeram e nos ensinaram. Finalizamos o disco até a hora do almoço, quando a equipe de informática da escola fez uma cópia do CD para cada participante do curso.

Fizemos, também, uma série de brincadeiras cantadas, discutimos sobre a importância do ensino de música, brincamos com instrumentos musicais, construímos uma escultura sonora, e ainda gravamos uma trilha sonora para um antigo desenho de Walt Disney.

Trabalhar com música neste formato de curso tem sido uma delícia. Visitar diferentes regiões do Brasil e poder levar um pouco da música que trabalhamos aqui na Vila e ainda aprender diferentes canções e brincadeiras com outros professores é um privilégio. Desta vez, voltei especialmente encantado com a música Linda vaca Salomé, ensinada pela Cleria Lucia Desinde, uma das participantes do curso:

Na minha fazenda tem um boi,
Esse boi se chama Barnabé.
Sabe, moço, ele anda se babando,
Pela minha linda vaca Salomé.

Confiram a seguir algumas das gravações que realizamos, além da nossa trilha sonora e algumas fotos desse dia.

A linda vaca Salomé

A maré encheu