Contos lindos... Leitores maravilhados!

Pela equipe organizadora da I Vila Literária

Essa é a sensação de nossa equipe ao divulgar para as famílias dos participantes do I Concurso de produção de textos da I Vila Literária, os comentários de nossa Comissão Leitora.

Foi grande nossa satisfação ao ver a adesão dos alunos para uma primeira edição desse concurso na escola e, ainda mais, o orgulho com a enorme surpresa de nossos leitores convidados frente aos textos: encantamento, risos, sonhos, sustos e toda sorte de adjetivos essenciais às boas histórias.

Para aqueles que acompanham nosso blog, destacamos alguns comentários que recebemos da comissão leitora como forma de homenagear nossos alunos de 8 a 11 anos que participaram dessa primeira edição!

“Desde que comecei a dar aula, leio textos de alunos grandes (6º a 8º ano). Fiquei muito contente por ter a oportunidade de ler textos de alunos menores. Para mim, foi uma grande e ótima surpresa: os textos estão todos muito bons! Impressionei-me, em especial, com a criatividade dos pequenos autores. Diverti-me, me emocionei, me surpreendi. Enfim, tudo aquilo que esperamos da boa literatura. Parabéns! Beijos,”

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“O frescor das palavras transbordava nos contos que li. A escrita tem a capacidade de fixar pensamentos, ideias, histórias... Ao mesmo tempo, senti que os contos dos alunos tinham um perfume de oralidade, isto é, parecia que estava ouvindo cada criança contando sua narrativa ao pé do meu ouvido. A necessidade de contar histórias é algo muito antigo, trocar experiências, compartilhar emoções, criar mundos imaginários... Escrever histórias é também vivê-las! Eu vivi junto todas as emoções e relatos dos autores da Escola da Vila. Parabéns!”

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 “Fui convidada a ler textos de alunos de 3º ano, e me surpreendi quando me contaram que o tema era “narrativas de infância”. Como crianças de apenas 8 anos podem escrever sobre a memória, se ainda são tão pequenas?  Elas escreveriam sobre a própria vida, a própria rotina?

Tive uma deliciosa surpresa quando comecei a ler os textos. As infâncias narradas, às vezes, são as próprias, mas ouvidas pela boca dos pais: é a memória reinventada por outros olhares. Às vezes, são as infâncias dos outros: ouvidas de pais e familiares e recontadas pela visão própria da infância. Às vezes, são as próprias memórias, um tanto falhas ou fantasiosas, já que as memórias são sempre um pouco inventadas.

As memórias que eu li são lindas, engraçadas, divertidas, emocionantes – contam sobre a vida de crianças e seus vínculos com seus familiares. Pela criatividade, sensibilidade, bom-humor, todos os participantes merecem muitos parabéns!”

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 “Minha participação na “vida literária” das crianças na escola geralmente se limita às indicações e retorno da leitura, à conversa sobre os livros, sugestões para as professoras, sempre girando em torno da leitura. Apesar de saber do trabalho desenvolvido pelas professoras em sala de aula, raramente eu chego a acompanhar as produções escritas pelos alunos. Confesso que quando comecei a ler os contos dos 4ºs anos, produzidos a partir da leitura de contos populares, fiquei muito surpresa e encantada! É incrível perceber em suas produções o quanto se apropriam dos elementos característicos desse tipo de narrativa, criando algo novo a partir do já existente e tradicional. Reconheci em seus textos diversas referências a outros contos e autores, ficando evidente a releitura dos alunos não de uma narrativa, mas de um estilo, de um jeito de desenvolver a história.

Crianças do século 21 inventando histórias como aquelas criadas e recriadas em volta da fogueira, histórias “do tempo em que os bichos falavam...” – maravilhoso!”

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"Foi extremamente interessante notar a maneira como os alunos criaram suas histórias e como desenrolaram suas narrativas. É fácil notar a influência de livros lidos por eles, algumas vezes sugeridos por nós mesmos, no momento de criação de seus próprios textos. As histórias criadas por adultos para crianças costumam seguir uma estrutura que busca a verossimilhança e a concatenação de ideias, personagens, cenas e tempo, ainda que os contos populares, que os alunos lêem com frequência, não tenham essa preocupação de maneira evidente. Nas histórias criadas pelos alunos, porém, o desenrolar da narrativa segue muito mais uma necessidade do autor, que tem uma ideia na cabeça e busca as melhores maneiras de conseguir ser fiel àquela trama. Os acontecimentos e personagens, nos contos criados pelos alunos, seguem uma ordem e uma necessidade internas à própria narrativa e foi muito interessante observar a maneira como cada um dos alunos buscou construir suas histórias do início ao fim respeitando somente o que importava: a fidelidade da narrativa perante a imaginação. Parabéns"

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“Prazer, companheiros de leitura. Orgulho, crescente a cada texto. As histórias de nossos pequenos escritores surpreendem pela criatividade e competência”.

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Agradecemos imensamente à Comissão Leitora pelo generoso olhar!