É proibido proibir

Por Vania Marincek

Um dos estudos que mais deixa saudade para os alunos é o sobre os anos 60, nas classes de 4º ano, antiga 3ª série. Esse é um dos estudos mais antigos de nosso fundamental 1 e existe desde a implantação desse segmento.

A eleição do tema se deu porque um dos pressupostos do trabalho na área de Ciências Sociais é o de que os alunos tivessem contato com diversas fontes de informação – material iconográfico, fotos, depoimentos, documentos históricos, etc.

Assim, os anos 60 eram o tema ideal. Anos de muita efervescência cultural e política e que ainda estavam bem próximos, o que nos possibilitava o acesso a fontes vivas. Vivas e muito presentes, pois naquele início os próprios pais das crianças haviam vivido sua adolescência ou juventude nessa época e tinham muitas histórias para contar.

Era um projeto que contava com a participação intensa das famílias. Muitos pais querendo vir contar suas experiências, muito material de apoio trazido pelos alunos.

Ao final do estudo, os alunos organizavam um desfile que era apresentado para toda a Escola e alguns anos mais tarde, para os pais no evento de encerramento do ano.

Esse era um dos momentos mais esperado e aproveitado por todos. As crianças traziam várias roupas que eram organizadas no centro da sala e todos juntos iam montando o traje de cada um. Todos opinando, emprestando objetos, sugerindo acessórios, ansiosos para ver o resultado.

O estudo existe até hoje e segue sendo um dos mais queridos dos alunos. As fontes  não são tão próximas, mas sempre há um avô que vem contar sobre suas experiências, ou mesmo um amigo de alguma das  famílias. O desfile  deu lugar a uma apresentação teatral que é  preparada pelos alunos com muita seriedade e envolvimento e que é sempre muito esperada pelas famílias.