“Para mim, o Petar foi a melhor viagem!”

As fotos da viagem estão no flickr

Por Susane Lancman Sarfatti

Os alunos dos 7º anos foram para o PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira dos dias 19 a 21 de outubro, o que permitiu vivenciar alguns aspectos trabalhados em classe relacionados aos conteúdos das áreas de CHG e CN, além de constituir uma experiência valiosa para integração dos alunos.

Como de costume,  após o trabalho de campo cada aluno escreveu um texto avaliando a viagem. Para contar as aventuras, desventuras e estudos, seguem abaixo alguns trechos retirados dos textos dos alunos.

“Para mim, o PETAR foi a melhor viagem da Escola até agora. O ônibus foi espetacular, tinha filme, monitores animados, conversas engraçadas.”

“Os monitores eram muito legais, sabiam de todas as regras, indicavam os melhores caminhos e explicavam muito bem. Eles falam de um jeito que o conteúdo fica na cabeça”

“Eu ampliei muito a minha aprendizagem, tanto em CN quanto em CHG. Escrevi tudo que aprendi na minha caderneta de campo, mas não nos dias da viagem porque chegávamos cansados e não dava tempo para escrever, então no final de semana completei.”

“O que vi durante a viagem me abriu novas portas de aprendizagem, agora entendo muito melhor o que estamos estudando”

“A palestra com o Ditão foi surpreendente, eu esperava algo mais simples e vi muita complexidade na forma de vida dos quilombolas. Percebi que eles têm uma cultura diferente da nossa, mas que também têm muitas coisas parecidas.”

“O que mais me marcou foram as cavernas. Foi muito interessante perceber como a natureza pode formar tamanha arte, estalactites, colunas , estalagmites maravilhosas!”

“Me diverti e aprendi muito em todas as atividades. Adorei pisar na lama, andar pela Mata Atlântica e entrar nas cavernas. A caverna com espeleotemas mais lindos é a Santana, a mais divertida a Água Suja porque ficamos molhados e a boca de caverna maior é a Morro Preto. Achei muito boa a escolha das cavernas. Eu nunca tinha entrado em uma caverna e quero voltar”

“Os quartos da pousada eram simples, mas tinha tudo que precisávamos. A comida era ótima e adorei ganhar um refrigerante a cada refeição. E o jardim com grama em frente aos quartos era muito bom para rolar”

“Na segunda noite fomos a balada em um espaço do lado da pousada. A escolha das músicas não foi do meu gosto, mas dancei, fiquei na fogueira. Achei que a gente ficaria até de madrugada, mas a balada acabou cedo. Que pena, estava muito bom!”

“Acho que eu aproveitei ao máximo o que vimos, ouvimos e sentimos. Foram experiências muito boas para mim. “

“A viagem me deu a chance de aprender coisas novas e conhecer novos amigos, a minha única reclamação é que a viagem foi muito curta!”