Pós-graduação para educadores da infância.

Por Fernanda Flores - Coordenadora pedagógica das séries iniciais do Ensino Fundamental, do curso de pós-graduação com especialização em Educação Infantil e formadora de professores

Quando pensamos na formação dos professores que atuam em educação infantil ouvimos, dos que estão distantes dessa prática e da faixa etária, que se trata de uma atuação profissional, na qual o jeito com crianças pequenas é requisito único, e que a escolha do professor pelo segmento baseia-se em questões relacionadas ao âmbito afetivo.

Essa é uma visão muito distante e reducionista da realidade do educador da escola de educação infantil!

A identificação e o interesse pela faixa etária e suas características são incontestáveis. No entanto, esse educador é movido também por uma necessidade constante de compreender em detalhes os processos de aprendizagem que transcorrem na infância, os desafios atuais que a etapa enfrenta, conhecendo outras experiências educacionais, ampliando assim sua reflexão e aprimorando seu conhecimento acerca de como as crianças pequenas aprendem em ambiente escolar.

Cada vez mais, contamos com estudos sobre o papel determinante para o desenvolvimento infantil, que partilhar um espaço escolar proporciona. O convívio amplo e diverso em experiências culturais em âmbito escolar desafia o educador desse segmento a manter-se atualizado e buscar constantemente aprimorar sua ação pedagógica.

A formação inicial aproxima os pedagogos das questões do ensino na infância, mas dando continuidade à sua formação, se faz necessário, para os profissionais que escolhem atuar nesse segmento, aprofundar conhecimentos sobre a complexidade dos processos de ensino e aprendizagem nessa etapa da vida.

A proposta do curso de pós-graduação em Educação Infantil da Escola da Vila visa a ampliar o conhecimento e a compreensão das práticas de educação infantil em âmbito escolar. Favorecendo a apropriação crítica de conhecimentos históricos, pedagógicos, psicológicos e didáticos sobre o tema, contribuindo para a construção de novos fazeres e novos olhares sobre a prática docente nesse segmento.

O profissional tem oportunidade de refletir e ampliar seus conhecimentos sobre questões diversas, como a necessidade de compreensão da organização familiar contemporânea, o convívio com as mídias, a tecnologia, os espaços e tempos destinados ao brincar, a reflexão acerca da gestão do tempo, dos agrupamentos, dos instrumentos de trabalho e processos de avaliação que transcorrem nessa etapa singular, além do conhecimento acerca de outras experiências educacionais para a infância em outras partes do mundo.

Aulas dialogadas, leituras orientadas, observação nas salas de aula da Vila, e a participação em palestras e eventos especiais com profissionais renomados são alguns dos nossos diferenciais. O curso encontra-se assim estruturado por entendermos que o aprofundamento e a especialização naquilo que é próprio da infância são conquistas decorrentes da ampliação de diversos conhecimentos dos profissionais que atuam nesse segmento.

Atualmente, temos duas turmas de educação infantil: às segundas e quartas-feiras à noite, e aos sábados. Estamos em pleno processo seletivo para compor novas turmas. As datas disponíveis são: 19/11, 3/12 e 24/1. Para quem sabe da importância do investimento na própria formação de quem atua na Escola da Infância e o quanto as oportunidades profissionais podem ser ampliadas a partir da obtenção da titulação de especialista em educação infantil, fica aqui o nosso convite. Para informações mais detalhadas acesse o nosso site.