Meu filho escreve muito errado. Devo corrigir?

A ortografia no Ensino Fundamental I

Por Andressa Mille Fernandes, professora do 4º ano e Lis Rodrigues, professora do 3º ano.

Provavelmente, você já se perguntou isso algumas vezes, enquanto seu filho fazia a lição de casa, escrevia algum bilhete ou uma carta. Essa questão é bastante comum e as intervenções variam de acordo com o nível da escolaridade.

Nas séries iniciais, 1º e 2º ano, as crianças apropriam-se do sistema de escrita e são muitas as questões com as quais se deparam ao escrever ou ler um texto. Neste momento, os aspectos ortográficos não são foco tão sistemático do trabalho. Porém, é comum que algumas crianças comecem a se preocupar com a escrita correta das palavras, neste caso, se seu filho perguntar se a palavra tambor é escrita com M ou N, não há problema em informar como se escreve, pois se a dúvida partiu da criança, é sinal de que ela já vem pensando sobre a convenção ortográfica.

No final do 2º ano e já no início do 3º, quando as crianças avançaram em diversos aspectos da leitura e da escrita, iniciamos um trabalho mais aprofundado e frequente sobre a grafia correta das palavras. A correção está atrelada as regras já conhecidas pelas crianças, o que não significa que irão se apropriar das normas de imediato e farão uso em todas as situações. Em produções textuais, por exemplo, talvez as crianças desta série não consigam dar conta de produzir e pensar na ortografia no mesmo momento, ao elaborar a primeira versão. Por isso, a correção ortográfica tem um lugar garantido no processo de revisão.

A partir do 4º ano, espera-se que os alunos consigam grafar corretamente as palavras de uso frequente e aquelas cujas regras são conhecidas em situações diversas de escrita. A correção, nestas séries, acontece de maneira mais sistemática e o grau de exigência deve ser maior. É importante, assim, acompanhar as produções de seus filhos e solicitar que revisem a ortografia de respostas, textos e registros, pois eles já conseguem resolver diversas questões relacionadas à escrita.