Curso de espanhol na Escola da Vila.

Por Sandra Tatiana Baumel Durazzo - coordenação de línguas estrangeiras

Como sabem, desde 2010 a Escola da Vila oferece a oportunidade de aprender mais um idioma estrangeiro. O curso acontece semanalmente em encontros com alunos de várias séries juntos. Essa interação é bastante apreciada pelos participantes e pela professora,­­ pois permite trocas diferentes das que acontecem no currículo regular.

Uma das perguntas frequentes no aprendizado de espanhol é como se lida com o chamado “portunhol”. No processo de aprendizado de línguas estrangeiras, os aprendizes sempre passam por uma comunicação no que se denomina “interlíngua”. Esta é uma linguagem pessoal, particular a cada aprendiz, que contém palavras e lógicas de ambas as línguas – a materna e a alvo. A interlíngua se modifica constantemente na medida em que os aprendizes se deparam com situações de compreensão e produção da língua alvo, ficando cada vez mais parecida com esta e diferente da língua materna.

Durante o 2º semestre, ficou claro o avanço dos alunos na proficiência em espanhol, pois a utilizam frequentemente nos encontros. Tanto para as atividades guiadas quanto para os comentários e brincadeiras! Vale a pena conferir as produções deste grupo.