O último dia.

Por Sônia Barreira

A despedida é triste. Ela envolve um tipo de ruptura com a qual não é fácil lidar. Há 15 anos estes jovens têm uma rotina diária nesta escola. Passam às vezes mais tempo aqui do que em suas casas. Mas agora terminou!

Nada de acordar tão cedo, sem provas trimestrais, sem as 5 aulas diárias que exigem atenção, compreensão, envolvimento e atividade cognitiva. Nunca mais uma coordenação ou orientação dando suas broncas, exigindo compromisso, alertando sobre as condutas inadequadas. Não tem mais a lei do quarto atraso, nem a monitoria mandando entrar para a sala de aula.

Mas, por outro lado, também não tem mais a garantia de encontro diário com os amigos, das risadas alegres das situações conhecidas. Não tem mais a escuta atenta da equipe de professores, nem a competição do interclasses.

E o que vem pela frente? Para alguns, a vida da universidade, para outros o cursinho, e há aqueles que viajarão. Mas o futuro é incerto, e a Escola da Vila começa a fazer parte do passado.

A proposta de construção de um painel de fotos com os alunos caracterizados como personagens que escolhem tem a intenção de tornar este dia mais alegre e festivo.  É hora de deixar uma marca coletiva que ficará exposta na escola durante um ano. Eles se vão, mas as fotos alegres e divertidas que nos deixam, nos  ajudam a encarar melhor a despedida. Eles deixam conosco a marca coletiva da criatividade, do bom humor e da contestação.

Adeus meninos e meninas. Levem as boas lembranças desta Escola que ficará saudosa!