A proposta do Período Complementar

Por Daniela Munerato

Chegar cedo à escola, conviver com companheiros de Grupo 1 a 1º ano, e ainda ter a oportunidade de realizar propostas divertidas e muito diferentes neste período oposto aos das aulas regulares: esta é a proposta do Período Complementar! Acompanhados de professor fixo e de um auxiliar, as crianças vivenciam experiências muito diferentes a cada dia da semana. E nesta configuração, temos as seguintes propostas: Teatro, Horta e Culinária, Capoeira, Oficina de Arte e Circo.

Além disso, pode-se optar por frequentar o Complementar a semana toda ou somente um ou mais dias. Deste modo, há dias em que se pode encontrar o grupo todo, e outros em que encontramos determinado grupo de amigos. Estas interações representam uma enorme riqueza, pois acompanhamos amizades entre companheiros de turma/série, mas também entre companheiros de diferentes idades e repertórios, uns aprendendo com os outros. Aprendendo a ser parte de um grupo e também aprendendo novas brincadeiras uns com os outros, ajudando uns aos outros, e tudo isso possibilita a descoberta de novas referências.

Quanto à estrutura dos encontros diários, logo que chegam as crianças são recebidas em cantos montados no espaço aberto e também dentro da sala, o que lhes dá a possibilidade de circular por todo espaço físico da Educação Infantil. Depois vem a grande roda, onde o grupo conversa sobre as brincadeiras e as interações que aconteceram, e também sobre o que foi planejado para aquele dia. Após o lanche vão todos para o espaço do parque, onde montam cabanas, realizam suas brincadeiras prediletas e aprendem outras novas.

Em relação à alimentação, tanto o lanche da manhã como o almoço estão inclusos na mensalidade do Período Complementar, e as refeições são especialmente acompanhada pela equipe de nutrição.

Quem não deseja realizar exercícios circenses, com panos e trapézio? É sempre uma emoção! E esperar o professor de Capoeira, caminhar até a sala cantando e aprender a gingar, entre tantos outros movimentos? O Teatro abre ainda mais as portas da imaginação, enquanto trabalhamos o corpo, a voz e as relações no grupo como um todo. Tudo isso envolvendo muita imaginação e formas de expressão. Dentro da oficina de Arte cabem inúmeras propostas: Artes Visuais, Música e Movimento na companhia de Marisa, nossa professora de Inglês! E a nossa horta, então? Que experiência fascinante acompanhar o crescimento daquilo que plantamos, aprendendo os cuidados necessários, para depois utilizar estes alimentos nas aulas de Culinária, onde aprendermos receitas deliciosas!

Depois do almoço - que acontece no espaço da cantina da escola - temos um tempo higiene e descanso. Ouvimos histórias, realizamos massagem e relaxamento, e recarregamos as energias para o período vespertino. Depois cada criança vai para a sua sala, se juntar à sua turma, animados para novas aventuras e aprendizagens.