Que venham as ciências!


Por Celina Martins e Claudia Tenório - Formadoras de Professores que atuarão no Programa ZDP 2012 ¹
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Para o ano de 2012, profissionais da Escola da Vila e do Centro de Formação estão preparando uma série de encontros formativos sobre o ensino de ciências, para coordenadores e professores de escolas parceiras que integram o Programa ZDP nos estados de São Paulo e Pernambuco. Contaremos com a participação preciosa da pesquisadora argentina Ana Espinoza, especialista em didática das ciências naturais, que supervisiona nosso trabalho nessa área. Em Pernambuco serão três encontros de dois dias cada um, e, em São Paulo, quatro, sendo que três deles ocorrerão também em dois dias, abrangendo uma série de aspectos do ensino de ciências, da Educação Infantil às séries finais do Ensino Fundamental.
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E por que nos voltamos às ciências, em segmentos tão diversos, quanto dos três aos quatorze anos de idade? Porque há princípios importantes no ensino e na aprendizagem das ciências que perpassam as diferentes séries e os mais diversos conteúdos científicos. Seja discutindo o que acontece de diferente ao cozinhar uma batata inteira ou picadinha, no grupo 3; seja argumentando por que os vírus deveriam ser considerados seres vivos, no 7º ano; ou se encantando com o fantástico funcionamento do corpo humano, no 8º ano. Nos mais diversos momentos da escolaridade, os alunos são instigados a conhecer e pensar sobre o mundo natural e seus mais diversos fenômenos.

Assim, os alunos aprendem a buscar, a organizar e a comunicar informações numa linguagem muito particular. Aprendem a pensar de forma científica, buscando dados e evidências que fundamentem suas explicações. Aprendem que o conhecimento científico se constrói com a colaboração de diferentes parceiros, e que a troca de informações e a contraposição de ideias são necessárias para seguir pensando e avançando.

Desejamos, ainda, que os nossos alunos conheçam, valorizem e cuidem de seu corpo, que possam fazer opções saudáveis em suas vidas.  Que se deem conta da existência e da importância das mais variadas formas de vida. Que reflitam sobre a necessidade de preservar o “pequeno” planeta que habitamos. Que compreendam que podemos pensar e criar modelos sobre mundos tão variados quanto os átomos e o universo.

A novidade, deste ano, é que todo o trabalho conta com um duplo objetivo: ao mesmo tempo em que teceremos uma reflexão sobre o ensino de ciências, os educadores se aproximarão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de maneira contextualizada. Acreditamos que, por estarem apoiadas neste contexto formativo, o uso de novas ferramentas, as várias modalidades de participação, a diversidade de linguagens e/ou possibilidades para representar a informação e comunicá-la – asseguradas pelo ambiente e articuladas com os encontros presenciais –  favorecerão o acesso desses educadores a uma verdadeira Comunidade Virtual de Aprendizagem, o que certamente potencializará tanto o ensino e a aprendizagem quanto a própria formação.

Esperamos que o ciclo de encontros formativos na área de ciências naturais, totalmente refletido no AVA² do Centro de Formação, problematize a prática de ensino tornando mais produtivas e eficientes as aprendizagens realizadas pelos alunos. Perguntar-se sobre de que maneira é possível viabilizar e enriquecer as discussões ocorridas em pequenos grupos utilizando recursos das novas tecnologias é um exemplo de que nossos objetivos terão sido atingidos. Até lá!

¹ Na área de Ciências Naturais com a participação de Fernanda Flores e Daniela Munerato.

² Ambiente virtual de aprendizagem.