Pós-graduação em Alfabetização - Um processo de alfabetização com qualidade é uma necessidade inegociável na educação escolar.

Texto de Mariana, 5 anos

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Por Andréa Luize – coordenadora do núcleo de práticas de linguagem e formadora de professores

O tema “alfabetização” tem presença sempre assegurada nos debates sobre a escola e seu papel na formação dos alunos, tanto nos meios acadêmicos quanto nos de comunicação de massa. É comum vermos as competências escritoras das crianças e jovens como assunto de notícias em diferentes mídias -- na época dos vestibulares comenta-se sobre as melhores redações ou sobre as chamadas “pérolas” ortográficas e de concordância apresentadas por estudantes - e como objeto central nas diversas avaliações das escolas da rede pública, propostas em nível municipal, estadual ou nacional.

Dentro das escolas, é também um tema que tende a encantar e instigar os educadores que atuam na Educação Infantil e no início do Fundamental I, considerando, em especial, o processo de alfabetização inicial, quando as crianças trilham seu próprio caminho tentando compreender o funcionamento da nossa escrita.

Independentemente das demandas sociais ou do encanto que possa causar, é fato que apoiar as crianças e os adolescentes na compreensão e no uso da linguagem escrita representa um grande desafio para a escola e, mais ainda, para o professor.

A prática alfabetizadora, numa concepção construtivista, tem merecido estudos, discussões e análises constantes e sistemáticas. Isso porque, nessa concepção, está em jogo considerar as crianças, desde cedo, leitoras e escritoras, e reconhecer que trilham percursos singulares em seu processo de aprendizagem. Numa sala de aula, os mais diferentes saberes sobre o mundo da escrita estão em circulação, e é tarefa do professor potencializar essa diversidade e favorecer conquistas por parte de todos os seus alunos. Para tanto, precisa ter um amplo conhecimento sobre as práticas de linguagem e sobre a língua propriamente. Precisa, também, conhecer a fundo as pesquisas que podem nortear nosso olhar sobre os processos de aprendizagem e sobre o ensino desse campo do conhecimento e, ainda, ampliar suas possibilidades de entender e analisar as respostas e as produções dos alunos. Em síntese, para realizar boas intervenções didáticas, e assim favorecer qualitativamente os processos de aprendizagem, o professor precisa investir muito em sua própria formação e estabelecer redes de intercâmbio com outros educadores.

A Escola da Vila é reconhecida pela construção de uma prática alfabetizadora estruturada e coerente com os princípios construtivistas e, em seu Centro de Formação, praticamente desde o seu surgimento, tem criado instâncias de formação para educadores de todo o Brasil com o objetivo de favorecer trocas e discussões sobre o tema. Em 2010, inaugurou mais uma dessas instâncias - o curso de especialização em alfabetização, em caráter de pós-graduação lato sensu – propiciando um espaço ainda mais amplo e aprofundado para o tratamento das questões que envolvem a alfabetização inicial.

Destinado a educadores (professores, orientadores e coordenadores) que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental I, esse curso de especialização tem duração de um ano e meio e contempla um conjunto de disciplinas que busca abarcar os âmbitos de conhecimentos fundamentais para a tomada de decisões didáticas. Dentre as disciplinas estão as que analisam contribuições teóricas para a prática pedagógica; as que contribuem para ampliar os conhecimentos sobre a língua propriamente e sobre as especificidades dos textos literários; outra que estuda a Psicogênese da Língua Escrita como base para a compreensão dos processos de aprendizagem da escrita; e uma ampla carga horária dedicada à tematização de situações didáticas e de diferentes formas de intervenção. A elaboração de uma monografia, com a qual o educador investe e se aprofunda num tema de seu interesse, complementa o processo de especialização.

Além das aulas presenciais, envolvendo leituras e discussão de textos específicos, exposições dos professores, análise de produções de alunos, documentos curriculares e propostas didáticas, as disciplinas são estruturadas num ambiente virtual de aprendizagem, ampliando o espaço de trabalho e intercâmbio entre os educadores.

O curso é oferecido em dois formatos, com duas aulas semanais noturnas, às segundas e quartas-feiras, ou aos sábados, em período integral. Neste final de ano, está se formando uma primeira turma de especialistas.

Enquanto outras turmas se encontram em momentos diferenciados -- produzindo a monografia, finalizando as disciplinas ou iniciando-as -- nosso Centro de Formação vem oferecendo diferentes datas para o processo seletivo de turmas que iniciarão o curso em fevereiro de 2012.  Assim, fica aqui o convite para aqueles que desejarem vir fazer parte dessa experiência formativa. A próxima data de seleção é 24 de janeiro. Para mais informações sobre o curso, acesse nosso site.