O brilho nos olhos de quem volta às aulas!

Por Fernanda Flores

“Nunca estamos preparados para a surpresa do desconhecido que representa um ser humano.”

Françoise Dolto

a

O início do ano escolar para os alunos e alunas de Fundamental 1 é período de muitas e intensas experiências.

Nos primeiros anos, encantam-se com materiais, espaços diversos e mais professores do que costumavam ter. Desafios pela frente e a constituição de um novo grupo, ampliado significativamente pela chegada de novos colegas.

Mais velhos, comentam capas dos materiais, caderno quadriculado, compasso, quantidade de lição que colegas mais velhos já avisaram que ia aumentar...

Entretanto, independente da série na qual estejam, fervilham conversas sobre férias, brinquedos e brincadeiras, combinados de parque, lanche, parcerias para desenhar, conversar e trabalhar juntos. Surgem também impasses e desavenças pertinentes ao convívio e a necessidade de mediação adulta se faz presente.

Nesse contexto, um dos grandes desafios para o professor que recebe turma nova é o de constituir seu grupo e construir um ambiente favorável às aprendizagens, onde se valorizam as falas de cada um e de todos, onde estão à vontade para indicar sugestões, destacando boas ideias, bem como podendo expressar insatisfações e críticas de forma produtiva. Enfim, onde possam produzir conhecimento e valorizar as aprendizagens alcançadas por todos.

Esse almejado ambiente produtivo, de saída, demanda dos professores o planejamento de ações para que as crianças possam aproveitar ao máximo o tempo juntos, conhecendo-se melhor, reaproximando-se dos velhos amigos e podendo identificar afinidades com novos colegas, dando a conhecer mais de si mesmos, expressando ideias e preferências que os aproximam um dos outros, o que, progressivamente, contribui para que se estabeleça, mais uma vez, um clima de confiança.

Assim, atualmente, cada turma vive período de reconhecimento, ou seja, estão envolvidos em ações cujo propósito é o de fortalecer laços de amizade e companheirismo, em propostas nas quais jogam e brincam em grupo, papeiam sobre assuntos de interesse comum, participam de gincanas, montam murais temáticos, trazem fotos, objetos de casa entre tantas propostas pensadas pelos professores.

Encerro o blog de hoje destacando também o brilho nos olhos de nossos educadores, que ao mesmo tempo vivem a enorme aventura de conhecer cada um de seus novos alunos, bem como encontram, orgulhosos, com (ex) alunos crescidos, independentes, espichados e saudosos!

Um ótimo ano a todos!