Que folia!

Por Daniela Munerato

O carnaval é a maior festa popular do nosso país. E como não poderia deixar de ser, as crianças observam a movimentação que marca este período e que mobiliza todo o país. Muitos (pequenos e grandes) já estão caindo na folia há algumas semanas, acompanhando os festivais de marchinha, tradicionais blocos e bandas carnavalescas espalhados pelos bairros da nossa cidade, e que procuram preservar a essência histórica da festa.

No parque da Educação Infantil observamos que ao som das marchinhas apresentadas pelos professores de sala e de música, espontaneamente e com muita graça, as crianças dão pulinhos, dando indícios do quanto já sabem sobre esta grande festa anual. De fato, a verdade é que não dá para ignorar o ritmo, os batuques e o colorido característico deste tipo de festa. Todo mundo fica com vontade de dançar!

Durante a semana que antecedeu o Carnaval as crianças aproveitaram alguns momentos da rotina para conhecer um pouquinho mais sobre como ele acontece em diferentes lugares do Brasil. Ouviram muita música, aprenderam a cantar algumas marchinhas, como “Mamãe eu quero”, e produziram também alguns materiais (máscaras e outros acessórios) para uma grande brincadeira que realizamos na sexta-feira, dia 17 de Fevereiro.

Fantasias, muito confete e serpentina, embalaram uma brincadeira que se revelou muito animada, e onde os menores se deixavam encantar pela movimentação dos maiores, com suas roupas de piratas, suas capas de super-heróis, trajes de princesa e bailarina. E assim começam a se conhecer melhor, aprendem  compartilhar e, o mais importante, vão sendo inseridos na cultura.