Tão longe e tão perto: integração e interação ampliadas pelos ambientes virtuais.

-
-
Por Zélia Cavalcanti

A Escola da Vila tem como ideias força de seu funcionamento, a integração e a interação: entre as unidades, os ciclos de escolaridade, os profissionais, os segmentos de trabalho, a escola e o centro de formação. Característica que tem se concretizado em diferentes âmbitos: na estrutura de direção e coordenação pedagógica e administrativa; na agenda única de reuniões para a formação permanente dos educadores, que alternam periodicamente as unidades em que trabalham; na participação desses mesmos educadores, como estudantes e formadores nas ações do Centro de Formação.

No entanto, o que mais exemplifica esse perfil, é o fato de, sistematicamente desenhar e desenvolver projetos institucionais que, envolvendo todas as áreas e todos os segmentos, amplificam e dão sentido aos procedimentos de interação e integração existentes,  como é o caso do projeto de integração das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), as ações educacionais e de formação, que já entra em seu terceiro ano.

Graças a esse projeto, professores, coordenadores, orientadores, e toda a equipe de formadores, vêm aprendendo a trabalhar, cada dia mais, em ambientes virtuais que não só aumentam as possibilidades de comunicação tradicional (do convívio diário e das reuniões pedagógicas), como também  contribuem de forma definitiva para os procedimentos de registro e discussão de questões pedagógicas entre os profissionais responsáveis pelos processos  educacionais.  O que evidentemente tem repercutido diretamente nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem nas classes da educação básica e nos cursos de formação e atualização de professores: os alunos de diferentes classes da Escola da Vila e vários  profissionais envolvidos em ações do Centro de Formação, têm se comunicado, registrado e discutido conteúdos em ambientes virtuais de aprendizagem que organizam, promovem o acompanhamento  e complementam o trabalho realizado na sala de aula.

Essas vivências têm evidenciado, na qualidade do trabalho que delas resulta, o quanto os recursos virtuais, que num olhar apressado podem dar a impressão de levar ao isolamento, contribuem de forma fundamental para a frequência dos  encontros de produção intelectual e com  a socialização e o compartilhamento do conhecimento construído por diferentes sujeitos.