A importância da formação permanente para quem entende que ensinar é tarefa complexa, qualquer que seja a idade dos alunos.

Por Dayse Gonçalves

No próximo dia 15 de março acontece o primeiro dos 27 encontros do Grupo de Formação Continuada sobre Práticas de Educação Infantil (3 a 5 anos de idade) promovido pelo Centro de Formação da Escola da Vila.

Ao longo dos encontros discutiremos a prática educativa em salas de Educação Infantil nos vários âmbitos do currículo: do brincar à formação literária. Com os olhos voltados para as várias dimensões da formação dos pequenos, refletiremos sobre o valor do olhar atento do professor para o grupo e para cada uma das crianças, e promoveremos discussões sobre visão de área, encaminhamentos didáticos inovadores e, principalmente, o valor dos instrumentos que permitem ao professor planejar e refletir sobre sua prática, com a finalidade de promover um ensino de qualidade.

Na abordagem dos diferentes conteúdos que serão tratados ao longo destes encontros, incluiremos alguns momentos muito especiais, com profissionais que dividirão com os participantes sua experiência em diferentes âmbitos, a saber:

Vicente Domingues, músico e coordenador de Ações Culturais da Escola da Vila, discutirá a presença da Música na escola, através das brincadeiras de roda, das canções e da construção de instrumentos.

Paula Lisboa, atriz e contadora de história, brindará o grupo com narrativas que têm encantado adultos e crianças, reafirmando a importância da tradição oral na formação das crianças.

Angela Muller, bibliotecária com especialização em produção cultural para crianças e jovens, e resenhadora da Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil desde 2002, pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, levará o grupo a refletir sobre o valor de algumas obras de literatura infanto-juvenil, ampliando, com isso, nossos critérios de escolha e marcando a importância de alguns títulos na formação de nossos pequenos leitores.

Karen Amar, arte-educadora e formadora de professores, organizará várias ações formativas envolvendo oficinas práticas com os educadores e momentos de reflexão sobre o trabalho nesta faixa etária, a partir da experimentação dos materiais e das intervenções do professor.

Estão planejadas também duas situações de observação em salas de Educação Infantil da Escola da Vila ao longo do ano, e a utilização da plataforma moodle como espaço de troca de experiência entre os participantes e também como espaço de ampliação das experiências que terão início nos nossos encontros, através do compartilhamento de registros, textos...

Venha fazer parte deste grupo!