O período complementar em 2012

Por Daniela Munerato

Cabanas coloridas no meio do parque, panos que escondem brinquedos diversos e promovem desde deliciosas brincadeiras simbólicas até o desenvolvimento de habilidades motoras quando é preciso atravessar um túnel ou subir nos módulos de madeira que compõem uma estrutura. Fantasias, instrumentos, música e muita animação: estamos no período complementar!

A rotina diferente marca este período onde crianças entre 3 e 6 anos têm a oportunidade de participar de um mesmo grupo na companhia do professor José Felipe.  Depois do momento de entrada e da organização do lanche que será consumido no período da tarde e das brincadeiras do início das nossas manhãs, vem o momento do lanche, especialmente preparado pela equipe da cantina, sob a orientação da nutricionista Elaine Occhi.

O momento do lanche é sempre um momento de descobertas! Do que será este suco? Quem consegue morder o milho cozido na espiga? Vocês já experimentaram panquecas? Situações que acontecem em espaços variados da Educação Infantil: piqueniques fora da sala ou a própria sala organizada em uma grande mesa ou, ainda, toalhas dispostas sob as cabanas. As pequenas variações no modo de configurar os espaços dão ensejo a experiências ricas, que incrementam o poder da imaginação e a criatividade.

Utilizar o espaço da cozinha é outra novidade! As crianças colocam as “mãos na massa” durante este bimestre, com as receitas de preparo de sucos, cujo principal propósito é a degustação de frutas da época. Depois daremos continuidade ao trabalho preparado, com os pequenos, sopas e saladas, tudo feito com as verduras e os temperos da nossa horta.

As aulas de circo representam uma novidade muito apreciada pelas crianças. O professor Rica utiliza diversos espaços da escola e propostas em favor dos exercícios que promovem o equilíbrio e o conhecimento do corpo. Fazem brincadeiras na parede de escalada, utilizam colchões e bolas bem grandes para as cambalhotas e já fizeram até pirâmide! (equilibrar-se com apoio em outra pessoa)

A capoeira também é um momento esperado. O professor João ensina gingas e muitos movimentos. Rapidamente vocês acompanharão as crianças cantarolando trechos das canções que são utilizadas durante a realização deste tipo de atividade. Aguardem!

Propostas de Arte encaminhadas pela professora de Inglês é outra novidade. Marisa é, antes de tudo, professora de Educação Infantil e tem grande domínio do trabalho nas diferentes áreas. Ela acompanha o grupo em propostas diversas, tudo com muita tinta e muita cor, conversando em inglês com as crianças.

Nosso tempo termina com a preparação para o período da tarde. Depois de almoçarem, realizarem a higiene e descansarem, cada criança vai para a sua sala encontrar as professoras e amigos de turma. Cabe ao professor José fazer esta passagem, receber um abraço forte de seus pequenos e aguardar o dia seguinte, com a promessa de novas aventuras!