Inauguração do site da Biblioteca

Por Angela Müller de Toledo

Estamos inaugurando hoje o site da Biblioteca da Escola da Vila. É uma alegria poder contar com um meio de divulgação do acervo, serviços e produtos deste setor que é tão importante para a viabilização dos inúmeros projetos de leitura, escrita e pesquisa que fazem parte do cotidiano escolar desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Além disso, o site também facilitará a comunicação entre toda a comunidade e os funcionários das bibliotecas.

No momento temos três grandes áreas de consulta funcionando no site: Políticas, Indicações Literárias e Acervo.

Nas políticas os interessados encontrarão os objetivos do setor, as diretrizes para o desenvolvimento do acervo, assim como as principais regras de circulação de materiais e por categoria de usuário.

Dentro de um projeto mais amplo de formação do leitor, as indicações literárias pertencem a um grupo de ações da biblioteca que visa fornecer subsídios para a escolha do livro de literatura diante de um tão grande número de títulos disponíveis no mercado e no nosso próprio acervo. Esta é uma prática antiga nossa, temos mais de uma centena de pequenas resenhas dirigidas aos alunos e tantas outras dirigidas a pais e professores que, gradativamente, serão colocadas no site. As obras resenhadas não são, necessariamente, do grupo de novidades adquiridas pela biblioteca, ao contrário, a indicação pode ser de um livro que anda esquecido em nossas estantes, pois a ideia que nos move é a de que bons livros nunca envelhecem.

Finalmente chegamos à consulta ao acervo. Estamos abrindo hoje à pesquisa on line seis grandes classes de obras: generalidades, filosofia, religião, ciências sociais, línguas e literatura adulta, com o devido destaque para as áreas de psicologia, sociologia, política e para nossa coleção especial de educação.

Este é um grande passo na direção da informatização do acervo e dos serviços da biblioteca da Escola da Vila, mas também em direção a um objetivo maior que é a educação para as práticas de pesquisa.

Nos próximos meses abriremos um setor de novidades da aquisição, ou seja, uma lista de livros novos que entram nas bibliotecas, ao mesmo tempo em que trabalharemos na inserção dos dados da nossa imensa coleção de livros de literatura infantojuvenil.

Esperamos que todas essas novidades facilitem a vida dos usuários em suas rotinas e procedimentos.

O endereço é www.escoladavila.com.br/biblioteca