Você já ouviu falar em treinos esportivos na escola?

Por Washington Nunes Silva Junior - coordenação de esportes

Muitas pessoas acreditam que aulas de Educação Física e Treinos Esportivos são a mesma coisa.

Embora muitas coisas sejam comuns no seu desenvolvimento, como aprender as funções e os limites do corpo, trabalhar com cooperação e saber lidar com técnicas de movimentos, a Educação Física contempla muito mais o conhecimento da diversidade de jogos, brincadeiras, lutas, danças, ginásticas e esporte, além de promover uma crítica dessas atividades e sua relação com o mundo. Já os treinos esportivos favorecem também o aprendizado dos gestos técnicos específicos e as estratégias de jogo de uma modalidade esportiva específica. Além disso, a competição aparece para auxiliar na avaliação de desempenho e apontar as melhorias necessárias para seu desenvolvimento.

Nesse contexto, vira e mexe, escuto uma pergunta interessante: por que fazer esporte na escola?

Se pensarmos que um aluno começa a praticar um esporte com 9 e seguirá até os 18 anos, ao longo do tempo, com certeza, acontecerão mudanças interessantes.

Pode ser que ele perceba que não tem tanto jeito pra coisa, mas, vivenciou para chegar a essa conclusão. Também pode ser que se inscreva em vários esportes e, ao longo do tempo, opte por aquele que mais se identificou.

Mas, posso dizer que, quando um aluno decide fazer esporte na escola, acaba escrevendo uma história muito legal. Viver vários anos tentando aprimorar gestos técnicos, desenvolver estratégias individuais e com os companheiros para superar adversários ou dificuldades, experimentar e saber superar momentos de ansiedade antes dos jogos, de frustração ou euforia após derrotas e vitórias são algumas coisas que se leva para o resto da vida.

Sempre falamos disso com nossos alunos. Ao longo dos anos eles vão entendendo melhor. Quando chegam ao terceiro ano do ensino médio, a nostalgia começa a bater forte e a participação nas competições começam a ter contagem regressiva.

Mais tarde, quando os encontramos, eles contam da saudade ou das lembranças das equipes, dos fatos e dos jogos que os acompanharam ao longo do período escolar.

Acabou o carnaval e, no Brasil, o ano começa de verdade. Mesmo já tendo iniciado as aulas e os treinos esportivos, a partir de agora começamos efetivamente a montar equipes para as competições e a Olim Vila será a primeira, tendo sua abertura prevista para dia 05 de maio.

Afinal, por que fazer esporte na escola? Porque é muito diferente de fazê-lo em qualquer outro lugar, pois, temos a oportunidade de estar junto, em nosso dia a dia, com nossos amigos, com quem iremos estudar ao longo de toda a vida escolar. E isso não tem preço.

Bom ano a todos do esporte.