Érica Ditolvo

Sou Psicóloga formada pela PUC-SP e atualmente estou no 4º ano da formação em psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Além disso, para compreender melhor o ambiente escolar, em 2007 iniciei o curso de pedagogia no Instituto Singularidades.

Meu grande interesse sempre foi psicanálise e educação. Ao longo da faculdade esse interesse se intensificou e antes mesmo de concluir minha formação já fazia estágios na área de educação. Transitei por instituições de ensino público e particulares. Iniciei meu percurso na Escola da Vila há 6 anos, como estagiária das séries iniciais do Ensino Fundamental 1. Quando me formei, fiquei responsável por acompanhar uma nova modalidade que a escola passou a oferecer: o atual “Período Complementar”. Lá atuei como professora de referência por dois anos. As particularidades desta proposta fizeram com que me aproximasse cada vez mais de questões educacionais como constituição de grupo, resolução de conflitos, formação da personalidade moral, sexualidade. Minhas reflexões, discussões em equipe e meus estudos dentro da área da educação seguiram então o caminho de autores como Yves De La Taille, Josep Maria Puig, Lino de Macedo, Sigmund Freud, Françoise Dolto e Winnicott. Esses autores passaram a fazer parte de forma mais efetiva de meus estudos, já que oferecem diferentes visões sobre os diversos aspectos do desenvolvimento infantil, da importância e desafios das interações e relacionamentos entre as crianças, da formação de ética e moral, etc.

Enquanto ainda trabalhava no Período Complementar, fui convidada a acompanhar o trabalho de Lílian, orientadora educacional do F1. Fiquei por dois trimestres na Unidade Morumbi e no ano seguinte, quando passei a me dedicar dentro da escola exclusivamente ao trabalho na orientação, passei a acompanhar Angela e Fernanda Flores, que orientavam as classes de Fundamental 1 na Unidade Butantã. Em 2011, atuei como orientadora educacional dos 3ºs anos da Unidade Butantã e atualmente oriento as classes de 2º e 3º anos dessa Unidade.

Aqui na Escola da Vila o orientador educacional tem três diferentes frentes de trabalho: com o aluno, com o professor e com a família.

No caso do Fundamental 1 o trabalho com os alunos é feito pelo  professor, ele é a principal referência para as crianças. Nossa atuação, como orientador, ocorre em algumas situações pontuais em que se faz necessária uma conversa mais específica com o aluno. As crianças estão aprendendo a se relacionar e os conflitos necessariamente fazem parte desse cenário. Ao professor cabe acompanhar essas relações, oferecer espaços de discussão sobre os problemas que aparecem e propor situações que garantam o bom relacionamento do grupo, sempre, acolhendo os alunos para que se sintam seguros e cuidados e com isso continuem investindo nessas diversas relações. O orientador deve, portanto, dar suporte para que essas intervenções aconteçam da melhor maneira.

Acompanhamos também as atividades de convívio, em que os professores proporcionam um espaço de diálogo semanal no qual as crianças podem se distanciar da situação foco da discussão, se colocar no lugar do outro, dar suas opiniões e, aos poucos, construir suas ideias e conceitos acerca de valores éticos. O estabelecimento de um clima de confiança, segurança, respeito e colaboração é essencial para que as crianças se expressem de forma livre, para que possam questionar, duvidar, errar, aguentar a angústia de não saber, arriscar e conhecer o novo.

No trabalho com as famílias, temos a função de mediar a comunicação entre a escola e os pais, a fim de esclarecer dúvidas, explicar o trabalho e visão da escola e trocar informações sobre as crianças, oferecendo orientações para que cada uma delas possa se desenvolver da melhor forma possível. A parceria entre escola e família é muito importante, pois tanto as notícias da família, como as da escola, são fundamentais para que se encontre as melhores intervenções para cada criança.