Fernanda Silvares

Sou psicóloga formada pela PUC-SP em 2002 e desde a faculdade tenho muito interesse tanto pela área clínica como pela educação. Venho desenvolvendo minha clínica desde o final da faculdade, realizando supervisões, estudos e reflexões sobre esta modalidade prática. Com relação a educação, inicialmente os estágios que desenvolvi pela faculdade estavam relacionados ao tema de uma forma mais ampla, através de instituições de natureza distinta como: abrigos e casas de acolhimento.

Antes mesmo de concluir minha formação em psicologia, eu já estava trabalhando em uma escola de educação infantil da zona oeste de São Paulo, a Pitanga Porã. Nesta escola iniciei minhas atividades dando aulas de Inglês, o que permitiu que eu aprendesse a planejar e ministrar aulas. Além disso, pude desenvolver um olhar tanto para a relação professor-aluno como para a relação ensino-aprendizagem. Ao longo do tempo, minha atuação dentro desta escola se ampliou e passei a pensar, discutir e propor intervenções tanto com as crianças, como com os professores. Neste momento, os aspectos teóricos ligados ao desenvolvimento infantil, ora apoiados em Piaget, ora apoiados em Vygotsky, ganharam forma e vivacidade.

Em 2007 meu investimento na educação se tornou ainda mais contundente, eu que havia iniciado a Pedagogia na PUC estava me transferindo para a Faculdade de Educação da USP. Além disso, buscando ganhar novas referências práticas sobre o ambiente escolar, comecei também  um estágio na Orientação Educacional da Escola da Vila. Neste ano tive a oportunidade de transitar entre as unidades e realizar parte das minhas funções na orientação educacional do Fundamental I e Fundamental II.

Foi na orientação educacional do Fundamental II que pude, com o apoio da Verinha, orientadora dos 6ºs e 7ºs anos da unidade Butantã, aumentar e ao mesmo tempo por em prática grande parte do conhecimento teórico que vinha acumulando. Ao longo de quatro anos pude acompanhar, discutir, refletir e encaminhar diversas situações, tanto na interação direta com os alunos, como entre os professores e os alunos e, ainda, realizar alguns atendimentos pontuais com as famílias.

Ainda como assistente de orientação educacional do fundamental II, eu planejava e ministrava as aulas de OE dos 6ºs anos que eram realizadas semanalmente. Inicialmente, grande parte das aulas foram discutidas com  Susane, orientadora educacional do fundamental II do Morumbi na época, e com Verinha; esta interlocução favoreceu a minha formação como orientadora, possibilitando mais conhecimento sobre as características da faixa etária, os encaminhamentos fundamentais para determinadas questões, os cuidados necessários em relação as demandas dos alunos.

Estas aulas de OE possuem dois focos, por um lado apoiar e desenvolver a postura de estudante, garantindo um espaço para que possam por em prática procedimentos de organização fundamentais para um bom aluno, além de possibilitar o acompanhamento e a reflexão em relação ao seu próprio processo de aprendizagem e organização, com a elaboração de autoavaliações, cronogramas de estudos, etc. Já o segundo foco deste trabalho, se relaciona diretamente com a abordagem de temas educacionais e com a preocupação em relação à construção da personalidade moral. Apoiada nas concepções de Yves De La Taille e Josep Maria Puig, teóricos de referência para o trabalho realizado neste sentido dentro da Escola da Vila, pude desenvolver discussões sobre temas pertinentes a idade, a reflexões sobre situações cotidianas envolvendo diferentes pontos de vista, a análise sobre os princípios presentes nas regras de convivência dentro da escola, debates sobre dilemas éticos envolvendo questões pertinentes para os alunos, dentre outros tantos assuntos que envolvem questões éticas e morais propostos de acordo com as demandas dos grupos.

É evidente que esta prática e os estudos teóricos realizados paralelamente, possibilitaram um aprofundamento sobre o trabalho educacional realizado na Escola da Vila e um aumento significativo do meu repertório de propostas e atividades para lidar com estes temas que hoje podem ser compartilhados e discutidos com as professoras.

Desde o ano passado o foco de minha atuação dentro da Escola da Vila está na Orientação Educacional dos 4ºs e dos 5ºs ano. Inicialmente minha atuação se concentrava na unidade Butantã e este ano se ampliou para a unidade Morumbi.