Formação em Goiânia: vivências e desafios.

Por Miruna Genoino - formadora no Centro de Formação na área de práticas de linguagem

No último dia 24 de março participei com Mariana Mas, Gunga Castro, Dayse Gonçalves e Maria Clara Galvão do Seminário Itinerante do Centro de Formação em Goiânia. Nessa ocasião, meu curso abordava o trabalho na área de práticas de linguagem, por meio dos projetos didáticos, um pilar estruturante de nossa atuação na Escola da Vila e que oferece enormes possibilidades de encaminhamentos, mas também muitos desafios.

Ao longo de sete horas foi possível discutir sobre os princípios de nosso trabalho com as práticas de escrita, analisar a grade curricular dos projetos do Ensino Fundamental I na Vila, refletindo sobre alguns deles de maneira mais detalhada. Tudo isso acompanhado de uma análise aprofundada de etapas estruturantes de um projeto, sob um olhar cuidadoso para todos os procedimentos escritores a serem garantidos ao longo do percurso, e as variáveis didáticas que permitem aos alunos e alunas vivenciar uma produção textual significativa e complexa.

Foi pela segunda vez que estive em Goiânia, este ano falando sobre os projetos, e no ano passado discutindo as situações de leitura que favorecem o processo de apropriação da escrita. E, tal e como comentei com as participantes de 2012, esta é mesmo uma situação de trabalho bastante desafiadora para uma formadora de professores, afinal, um de nossos princípios fundamentais é a importância de planejar nossa ação formativa a partir dos conhecimentos trazidos pelos participantes, e, diferentemente da experiência da docência em sala de aula regular, em um seminário itinerante não conhecemos previamente o grupo com o qual trabalharemos. É por isso que, ao longo do dia, tivemos de fazer ajustes, adaptar nossas ideias iniciais, pensar em novos caminhos, construir em apenas um dia qual será o percurso formativo daquele grupo, enfim, colocar em jogo nosso papel formativo.

Todo esse desafio, unido à rica possibilidade de conhecer diferentes realidades escolares, faz dos seminários itinerantes experiências profissionais de grande importância para o percurso e a trajetória profissional de um formador de professores.