Dia Internacional da Atividade Física.

Por Washington Nunes Silva Junior

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 06 de abril como o Dia Internacional da Atividade Física. Em função disso, instituições esportivas, ONG’s e governos municipal, estadual e federal realizam grandes ações ao redor do mundo para estimular a prática da atividade física nesse dia e, evidentemente, prolongá-la ao longo do ano.

Se eu tivesse que escolher um slogan para atividade física, escreveria: A Organização Mundial de Saúde adverte: fazer atividade física melhora tudo!

E melhora mesmo. Aumento da frequência cardíaca durante a atividade física melhora o fluxo sanguíneo, auxilia na eliminação de toxinas e melhoria nos depósitos de cálcio nos ossos, aumenta a massa muscular, melhora a capacidade respiratória, etc.

Você é um daqueles que, ao acordar, olha para o relógio, para o travesseiro, se deixa vencer e continua na cama fazendo hora por um longo tempo?

Lógico que a pergunta não é para os dias que temos que acordar cedo e trabalhar ou estudar, mas, para aqueles dias que você tem um tempo maior, como nos finais de semana, feriados prolongados e férias.

Não falo em você começar a participar de treinamentos esportivos ou qualquer coisa que faça seu ritmo de vida ser modificado totalmente, da noite para o dia. Penso, apenas, em lembrar que um passeio de bicicleta, uma caminhada até a padaria ou um passeio no parque podem ser atividades prazerosas, divertidas e, ao mesmo tempo, ajudam a tirar qualquer pessoa do marasmo que o sedentarismo apronta para nós.

Portanto, sugiro que possamos fazer do dia 06 de abril, um marco pessoal para o início de cuidados com sua saúde, que não sejam apenas ir ao médico e tomar muitos remédios. Podemos deixar essa parte para muito mais tarde, retardando efeitos nocivos que a rotina do dia a dia agitado, o estresse e o envelhecimento causam em nosso organismo, fazendo atividades físicas regularmente.

Tomara que eu possa ter instigado ao menos um de vocês.

Pense nisso!