A entrada no F1: as festas fora da escola e a presença dos pais.

a

Por Érica Ditolvo e Fernanda Flores - Orientadoras Educacionais das séries iniciais do Fundamental 1

O dia do aniversário é sempre uma ocasião muito esperada pelas crianças! Ficam orgulhosas por estarem mais crescidas e  geralmente, gostam de contar a todos sobre a tão esperada data . Nós adultos, cuidamos das comemorações que podem acontecer das mais variadas maneiras: um bolinho para os mais próximos em casa ou na escola, uma festa para os amigos e familiares, um piquenique no parque, uma festa do pijama, um almoço... Como se trata de um dia especial, o importante é torná-lo inesquecível!

Na escola, também cuidamos para que esse dia seja diferente, o aniversariante é recebido com um abraço festivo e um beijo caloroso da professora e dos colegas, o grupo canta parabéns e a depender da rotina, o aniversariante pode escolher qual será a brincadeira do parque, a história que será lida ou o lugar que quer sentar em roda.

Quando acontecem festas fora da escola, as crianças chegam no dia seguinte muito animadas para contar as novidades, o que fizeram, quem estava, do que brincaram, etc. É importante abrir um espaço para que possam contar como foi estar com os colegas da escola em um ambiente novo. Sabemos que, a depender da idade, isso pode ser um grande desafio. Na escola estão familiarizados com o espaço, conhecem os adultos com quem podem contar, sentem-se à vontade com a rotina e com os amigos e reconhecem os limites do convívio nesse espaço.

Nas festas fora da escola, a mudança de espaço e a dificuldade em identificar um referencial podem gerar uma desorganização para as crianças, o que nos faz pensar sobre o papel dos pais ou acompanhantes nessas situações.

Em geral, quando as crianças identificam o cuidado com as relações e com os limites de convívio na figura da família do aniversariante ou dos próprios pais ou acompanhantes, aprendem progressivamente a conviver nesses novos cenários. Para os pais essa também é uma ótima oportunidade, pois além de poder conversar com o filho sobre a festa, suas expectativas, quem estará lá, o que é adequado e o que não é em um ambiente como esse, poderá conversar com a família do aniversariante e conhecer o espaço onde seu filho estará.

Nesse sentido, a presença dos pais nas festas as quais seus filhos são convidados é muito importante por um conjunto de motivos, sobretudo, o de poder ampliar o convívio com a turma e os pais que constituem grupo tão significativo no dia a dia de seus pequenos e, finalmente, tomar decisões de quando seus filhos podem começar a frequentar os espaços sem a presença de um responsável direto.

Se temos o que conversar quando as crianças são as convidadas, também temos muitos assuntos quando são os aniversariantes: como receber os convidados, os presentes, qual será a organização daquele dia, entre tantas outras boas conversas que tanto contribuem para a formação das crianças.