Mais uma sobre a SAD...

Intervenção urbana de Renata Pedrosa

em obras, 2010 - bastão oleoso sobre parede laranja

a

Na primeira SAD do ano, alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio puderam se inscrever em uma dentre três oficinas que ocorreram simultaneamente e abordavam diferentes aspectos da Arte. Abaixo, alguns relatos:

Georgia Dal Colleto, 2ºB

Uma das oficinas era sobre intervenção urbana, oferecida pela professora de História da Arte, Renata Pedrosa. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer algumas intervenções urbanas, seus objetivos, saber como são montadas. Os exemplos apresentados envolviam trabalhos de diversos artistas, mas também da própria professora, o que tornou a atividade ainda mais curiosa.

Ao apresentar seus trabalhos, Renata falou dos desafios de produzir uma intervenção, como, por exemplo, fazer uma obra durante a noite, escondida, sem permissão para realizá-la num determinado local. Ocorre também, por vezes, contou ela, de o público ter uma relação de descaso com o trabalho, chegando a ser desatento e até desrespeitoso. Um problema enfrentado por ela uma vez foi que, mesmo tendo aprovação para fazer um trabalho em um determinado local, ele não agradou as pessoas que transitavam por ali (era o lugar de trabalho de muitas pessoas) e elas fizeram um abaixo assinado pra que ocorresse a remoção da obra.

Enfim, pudemos ver que nem todas as intervenções tem o objetivo de agradar, mas certamente o de chocar o público.

A oficina foi muito boa e deixou os alunos com a expectativa de realizar alguma intervenção pela escola. Acredito que todos nós pudemos aprender um pouco mais sobre as intervenções urbanas.

Fernanda Tsukada, 1ºC

Me inscrevi na oficina de Criação de Poemas, das professoras de LPL Ângela e Maira. Elas apresentaram para os alunos a famosa Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e em seguida outros dois poemas baseados neste. A ideia era que os alunos se inspirassem nesse tipo de produção para, a partir da leitura de poemas trazidos por elas, escolher um para parodiar.

Eu gostei muito dessa atividade, porque gosto de escrever e também de poesia. Além disso, ano passado tivemos que produzir uma antologia poética nas aulas de LPL e, portanto, escrever vários poemas. Muitas vezes eu não sabia como fazer, como criar. A paródia é uma ideia legal. Percebi que, além de me inspirar em acontecimentos da minha vida, me inspirar em outros poemas também é uma boa estratégia, até porque muitas vezes as paródias não se assemelham inteiramente com o original.

Mariana Hope 2º A

A terceira oficina oferecida na SAD foi a de Declamação, regida pelo professor de teatro da Escola, o Tuna. Ela foi muito interessante e produtiva. O professor começou nos inteirando sobre o tema e apresentou uma análise sobre o que seria, de fato, o ato de declamar. Vimos o sentido do termo, “um jeito pomposo de falar”, e refletimos sobre o assunto.

Em seguida, fizemos alguns exercícios para treinar a articulação da voz, teor importante quando se trata de uma declamação. Para termos uma noção de como se exercia o ato de declamar, vimos diversos vídeos de artistas que se posicionavam de diferentes formas ao declamar um poema, como por exemplo, um vídeo da Maria Bethania declamando, ao som de uma música, baseada num poema de Fernando Pessoa.

Gostei muito dessa oficina, pois eu adoro poesia e achei interessante aprender um pouco mais sobre como se posicionar diante a um poema, sobre as diferentes formas de se declamar um texto lírico.