Celular: nova babá eletrônica?

Por Fernanda Flores

Em geral, por volta dos 5 anos, as crianças de nossa comunidade passam a frequentar a casa de colegas da escola. Gostam de combinar encontros para passar manhãs, tardes ou finais de semana uns com outros, vivendo experiências extremamente importantes para seu crescimento.

No entanto, ultimamente, nos deparamos com relatos que chegam à escola de crianças que têm levado consigo, a essas visitas, além de suas mochilas, brinquedos e escova de dentes, um celular... Para quê mesmo?

Vejamos, todo o propósito do estreitamento de laços entre amigos, que é o que acontece quando passam a se frequentar em ambiente familiar, não ocorre somente entre as crianças, também deveria acontecer entre os pais. Aquele antigo (e insubstituível) combinado: saber quem estará em casa com as crianças, trocar telefones para que os adultos responsáveis possam se falar em caso de necessidade, confiar que a criança estará bem e será atendida em suas necessidades, são requisitos para que a família esteja tranquila nessa nova fase mais social de seu filho ou filha.

Podemos pensar que o celular aparece aqui como um intruso desnecessário, que tende a fragilizar a relação de confiança da criança no ambiente novo que a está recebendo. Veja só: ao menor sinal de desconforto, de incômodo, a quem a criança pedirá ajuda? O esperado é que os adultos mais próximos e responsáveis por aquele encontro a confortem, ajudem as crianças a seguirem bem, ultrapassando um conflito ou um desentendimento.

No entanto, com o celular à mão, corre-se o grande risco de cairmos numa armadilha imediatista - cada pai resolve o problema e “socorre” o próprio filho - atitude que afasta a família que recebe e que pouco contribuirá para a construção do sentimento de confiança, de laços mais fortes entre as crianças e, principalmente, entre as famílias. E, não deixem de pensar o quão essencial é podermos conhecer e confiar nas famílias dos amigos e amigas de nossos filhos... Mas como, se a babá celular estiver por lá???