Trabalhar em duplas: só uma organização do espaço?

Por Miruna Kayano Genoino – professora do 1ºC

O trabalho com as parcerias na Escola da Vila é um aspecto fundamental e constitutivo de nosso projeto pedagógico; assim, pensar e planejar as diferentes maneiras de organizar o grupo, seja em duplas, trios, meio grupos, um terço do grupo, o grupo todo, são foco de constante análise e reflexão por parte de toda equipe pedagógica. Este é um princípio fundamental de nosso trabalho uma vez que em nossa concepção, o ensino e a aprendizagem são ações vividas não só entre alunos e professores, mas, e fundamentalmente, entre os próprios alunos.

Assim, pensar em uma destas formas de organizar o grupo, as duplas de trabalho, não é uma mera tarefa do professor, mas sim uma decisão pedagógica tomada a partir da consideração de variados critérios. A depender da proposta que nossos alunos realizarão em parceria, os professores analisam as diferentes necessidades pedagógicas envolvidas, as demandas relacionadas ao trabalho cooperativo (aquele aluno consegue ajudar o outro? Como ajudá-lo a receber ajuda? Como ajudar o aluno que é sabido, mas não consegue socializar seu saber?) e as possibilidades de trocas entre os seus pares que favoreçam a aprendizagem. Desta forma, acreditamos fundamentalmente que ao escolher dois parceiros de trabalho, estamos escolhendo sujeitos que favorecerão a construção de conhecimento do outro.

Muitas vezes a escolha destas duplas não satisfaz o desejo dos alunos, que, ao verem-se diante de uma situação de conflito, já que entre os dois precisam tomar uma decisão compartilhada que nem sempre é alcançada em uma única conversa, decidem que a dupla é “chata” e que por isso querem trocar de parceria “já”. Neste sentido, também trabalharemos para que os alunos identifiquem suas dificuldades, busquem a melhor forma de resolver o seu incômodo para que consigam construir juntos os acordos que possibilitarão a realização daquilo que lhes foi proposto.

O trabalho cooperativo, então, é peça fundamental de nosso projeto pedagógico que ao longo dos anos será vivenciado de maneiras diversas por nossos alunos. Diversas, porém sempre construtivas.