A visita ao Pátio do Colégio e ao Edifício Martinelli.

a

Dois alunos do 6º ano A relataram suas impressões e o que aprenderam na visita do mês passado ao centro de São Paulo.

Gilberto Walther

Numa terça-feira do mês de abril fomos ao Edifício Martinelli, que há muito tempo era o maior edifício de São Paulo, com objetivo de ver a área onde a cidade de São Paulo começou.

Lá aprendemos várias coisas. Os habitantes de São Paulo tinham medo do prédio pois pensavam que iria desabar, porque não estavam acostumados com edifícios tão altos (ele tem 26 andares). Em cima do edifício estava a casa onde Martinelli morou, para provar às pessoas que o prédio era seguro. Hoje em dia os últimos andares do prédio são a sede de secretarias do governo.

Depois de vermos como era o centro visto de cima, fomos ao Pátio do Colégio. Vimos o antigo muro de São Paulo, onde os portugueses catequizaram os índios e muitas outras coisas bem legais sobre o início da cidade onde vivemos.

Eu achei que foi uma visita bem legal, pois eu nunca pensaria que uma cidade tão grande como São Paulo pudesse ter nascido em um lugar tão pequeno...

João Vitor Nechar

Na visita ao Edifício Martinelli e ao Pátio do Colégio, onde nossa cidade começou, aprendemos muitas coisas históricas com o propósito de descobrir mais sobre nossa cidade e sua origem.

No ônibus era uma excitação só, todos morrendo de calor dentro do ônibus com aquele ar condicionado bem fraquinho e a ansiedade de chegar logo no primeiro edifício criado em São Paulo com mais de 12 andares, o Martinelli. Ao chegar lá todos suados e querendo correr logo para dentro do grande edifício de 26 andares. Lá vimos quase todo o centro da cidade e aprendemos que todos tinham um grande medo daquele prédio incomum na época. No prédio vimos que o fundador morava no edifício para provar que ele era seguro. Em sua casa moravam ele, sua esposa, seus filhos e a mãe de sua esposa. Depois de um tempo Martinelli, o fundador, perdeu o prédio se endividando e acabou perdendo tudo.

Logo após a visita ao grande prédio fizemos uma caminhada pelo centro em direção ao tão esperado Pátio do Colégio. Nessa caminhada, a estrutura e a decoração dos antigos prédios chamaram muito a atenção. Podíamos perceber, e até comentamos uns com os outros, que alguns prédios chegavam até a ser macabros. Depois de subir uma grande ladeira, finalmente o Pátio! Ele possuía uma velha e bonita estrutura e, como já havíamos estudado, se encontrava entre dois rios, o Tamanduateí e o Anhangabaú que serviam como fonte de água e de comida. O lugar que escolheram era alto, pois a várzea dos rios vivia alagada e com a construção no topo a água não interferia em nada.

Vimos que a primeira construção foi uma igreja para com que os portugueses ensinassem seus conhecimentos de religião. Dentro vimos uma maquete e aprendemos mais sobre o relevo do local.

Na visita aprendemos coisas extraordinárias e interessantes e acredito que posso falar que todos adoraram.