A culinária no Período Complementar.

 

-

Por Zé e Simone - professores do período complementar

A palavra “experimentar” cabe muito bem no contexto da culinária. Durante estes momentos, que acontecem uma vez por semana, as crianças revelam grande interesse por esse universo desconhecido que é o das comidas prontas.

Os alimentos têm cores, cheiros, texturas diferentes e incomparáveis. Não conseguimos comer uma goiaba ou uma tangerina sem que outros ao nosso entorno percebam, nem evitamos salivar diante do cheirinho de um bolo que acaba de ser feito. Além disso, são momentos mágicos, de transformação dos alimentos! É preciso dizer que as crianças adoram e ficam muito envolvidas com as propostas que trazemos.

Podemos dizer que de uma forma lúdica e progressiva, estamos aprendendo a experimentar.

Nestas situações, as crianças conseguem unir o contato com a cozinha a uma alimentação saudável. Conhecem diferentes utensílios, os benefícios de cada alimento e suas fontes de vitaminas. Neste semestre, nossos focos foram as frutas de época e a modelagem de biscoitos.

Recentemente plantamos alface, cebolinha, salsinha, tomatinho, alecrim, erva doce e hortelã, que serão utilizados em deliciosas receitas de sopas brevemente.

A culinária também é um mergulho em outras culturas. Durante a apresentação de cada receita conhecemos as origens e as características de cada alimento, o que proporciona às crianças uma maior aproximação a outros universos.