3º ano do EM: a escola e a preparação para os processos seletivos.

Por Irene Antunes de Campos

O programa de Revisões e Palestras para os alunos de 3ºs anos vem ocorrendo desde o início do ano com grande adesão dos alunos, que buscam os aportes necessários para concretizar planos futuros para uma nova etapa de vida que se aproxima.

Abaixo, depoimentos de alguns alunos sobre o programa e sua participação ou não nessas atividades:

Juliana Giannini 3º B

Como resultado de diversas propostas e realizações de ambos alunos e direção da Escola da Vila, o ano de 2012 começou com uma novidade para os alunos de 3º ano do Ensino Médio: um programa de revisões para os vestibulares. Apesar de não ser um projeto totalmente original, o programa atual de revisões apresenta diferenças em relação aos anteriores, principalmente quanto à sua administração e organização. Este ano, os alunos dispõem de quatro aulas por semana (de segunda à quinta-feira), com professores especializados que oferecem revisões de todas as disciplinas (Matemática, Química, Física, História, Geografia, Biologia e Língua Portuguesa), além de contarem com uma oficina de Matemática Financeira. As matérias são organizadas em módulos (blocos de assunto) e se intercalam ao longo do ano. O foco das aulas de revisão é a matéria cobrada (e, portanto, necessária) nos maiores vestibulares do Brasil, especialmente de São Paulo. A maioria delas é estruturada utilizando-se de apresentações de Power Point e falas expositivas do professor, de modo a se estruturarem de forma clara e objetiva, possibilitando que os alunos compreendam tudo o que pode e como pode “cair” nos exames externos.

Além das aulas de revisão, os alunos do 3º ano têm a opção de assistir a palestras sobre assuntos da atualidade, que acontecem nas sextas-feiras à tarde. Elas complementam as revisões, mas também são importantes num sentido formativo mais amplo, já que tratam de temas relevantes para a sociedade.

Ambas as palestras e as aulas de revisão contam com um sistema de inscrições perante a assistente de coordenação do Ensino Médio, o que implica no comprometimento dos alunos em participar das mesmas.

De forma geral, a Escola tem proporcionado aos alunos grandes oportunidades e tem se mostrado bastante coerente com as necessidades dos mesmos, especialmente neste último ano de Ensino Médio, que por si só é um período de decisões importantes e muita pressão. A Escola tem feito o possível para garantir que os alunos tenham totais condições para lidar com esse tipo de pressão e, principalmente, tenham consciência das decisões feitas – a responsabilidade agora é nossa!

Daniel Vicentine – 3º B

A revisão que a Escola está proporcionando aos alunos é importante para nosso estudo preparatório para o vestibular. Com ela, temos uma oportunidade extra de encontrar com um professor que pode nos ensinar, orientar, apontar o que é relevante estudar em casa, além de tirar as dúvidas que em um estudo individual seriam difíceis de resolver. Existe ainda a parte do sacrifício do aluno (eu, por exemplo, permaneço quatro vezes por semana na escola para esse estudo), o que acaba sendo desgastante muitas vezes, já que as aulas normais já exigem tempo de estudo extra. Contudo, sendo uma atividade optativa, fica a critério de cada aluno assumir ou não esse compromisso. E cada um sabe o que é melhor para si. Eu achei importante realizar todas as revisões, mesmo sabendo das minhas dificuldades escolares,  porque as vejo como uma maneira de garantir o cumprimento da meta que tracei para mim nesse momento, que é entrar na faculdade.

Lais Freitas Damato – 3º B

Eu sempre tive muita dificuldade na minha vida escolar, já repeti de ano uma vez, e mesmo assim, ainda tenho que me esforçar muito pra conseguir atingir a média. No meu caso, preferi não fazer as revisões por conta disto, pois em primeiro lugar preciso me concentrar em acabar o terceiro ano, indo bem, para depois poder pensar no vestibular. Assim, minha prioridade é conseguir aproveitar bem esse ultimo ano de conteúdo, para depois, conseguir focar no sucesso na faculdade.

Felipe Fraga – 3º B

Achei as revisões disponibilizadas pela Escola para o 3º ano de grande ajuda, pois são aulas que nos ensinam e nos relembram conteúdos do 1º e 2º ano que são muito importantes, principalmente para nós que vamos prestar vestibular no final do ano. Estou aproveitando muito as aulas, escolhendo matérias nas quais tive dificuldade em outros anos, porém hoje com mais ferramentas consigo aprender melhor, completando alguns “buracos” de aprendizagem.