Educação Infantil e Nutrição: planejando o lanche para os festejos juninos.

Por Elaine Occhialini e Dayse Gonçalves

Beber mais água, valorizar o horário da alimentação e degustar novos alimentos têm sido as principais atividades desenvolvidas para motivar os alunos a praticarem hábitos alimentares saudáveis na Educação Infantil. São cuidados que vão de encontro às características e às necessidades de crianças dessa faixa etária.

Com a finalidade de superar possíveis receios de experimentar novos alimentos e de degustá-los, a escola vem desenvolvendo, nos últimos quatro anos, o Projeto “Rodas de Degustação e Culinária”.

Nesses últimos meses degustamos vários alimentos e preparamos pratos típicos juninos (milho cozido, bolo de milho e fubá, arroz doce, paçoca e pinhão), com enorme envolvimento e aceitação dos mesmos pelas crianças. Por essa razão optamos por organizar o lanche coletivo junino, nos dias em que as festas acontecerão (1/6 e 5/6, na Unidade Butantã e Morumbi, sexta e terça-feira, respectivamente) com alimentos já experimentados. Não só por apostar na maior aceitação, mas também com o objetivo de garantir o consumo adequado e variado dos alimentos disponíveis.

Um comunicado endereçado às famílias sobre o tema foi já foi entregue às crianças, assim como algumas receitas desenvolvidas nesse projeto, para aqueles que vão colaborar elaborando os pratos solicitados.

Com certeza teremos um lanche muito gostoso numa festa que promete ser muito animada!