E os festejos já começaram...

-

Por Elis Maria Sanches Coelho (Professora auxiliar do G2C)

Mais do que ter um dia para festejar, nós da Educação Infantil estamos em espírito de festa desde o início de maio.

Relembrar brincadeiras cantadas, danças de rodas, jogos, costumes e canções é fundamental neste período, pois mais do que mostrar um resgate de festejos da cultura brasileira, atuamos como membros dessa cultura. As próprias crianças são convidadas a relembrar danças e brincadeiras que foram importantes para elas em grupos anteriores e são animadas a ensiná-las para os recém-chegados, amigos do G1. Por isso, vem sendo realizados muitos encontros na varanda, no parque e nas oficinas de convívio, para que essa troca possa acontecer.

Brincadeiras como “Caminho da roça”, “ Patinho na lagoa”, “Mariana”, “Piaba” e “ Touro no Mourão” passam a serem catadas, brincadas e ensinadas, tanto em momentos planejados, como em situações livres de parque.

Nesse último mês, as oficinas de convívio (situações nas quais as crianças de toda educação Infantil se agrupam livremente para realizar uma proposta especial, que cada uma das professoras do segmento preparou), também passaram a contemplar propostas relacionadas aos festejos juninos, como a confecção de enfeites e de prendas, o resgate de brincadeiras, apreciação de imagens, etc.

As crianças também foram convidadas a resgatar a influência da agricultura na elaboração de pratos típicos, que também são símbolos importantes deste tipo de celebração. Desta forma, pudemos realizar algumas receitas com grupos mistos, que eram saboreadas por todas as crianças, como bolo de milho, arroz doce, paçoca, receitas com batata doce e pinhão.

Nestes dias que antecedem à festa, as crianças estão vivenciando diversas situações relacionadas ao preparo deste momento tão especial. Assim, um aspecto do trabalho que envolveu bastante meninos e meninas foi a preparação dos enfeites, que vêm sendo confeccionados por todas as crianças, em diferentes etapas.  Primeiro preparam o fundo de suportes, para depois colarem diversos materiais, para depois, ainda, cuidarem do acabamento de seus trabalhos, agregando fitinhas, que adoram ver voando ao vento depois de penduradas. Bandeirinhas, varais decorados, estandartes, flores dos mais diversos tipos, bois... Tudo isso para compor o cenário que estão preparando com grande preocupação estética, afinal a festa fica ainda mais legal se tem “a carinha deles”. Portanto, só pode ser linda e colorida.