Clube de leitura Vilalê – primeiras impressões.

a

Por Erica Santos e Fernanda de Lima Passamai Perez

Depois de muitas conversas, combinados, convites… Lá estávamos nós numa sexta-feira, concorrendo com a Festa à fantasia das Oitavas (9ºs anos), tão esperada por quase todos os alunos do F2; e a festa Junina do grupo infantil, que se mostrava bem animada até aquele presente momento. Com 20 pessoas deu-se início ao 1º encontro dos 4 que se realizarão antes da vinda da autora de Os gêmeos, Pauline Alphen.

Inicialmente, regado a pipoca, biscoitos e refrigerante (este último esquecido num canto qualquer por todos até então), foi apresentado o cronograma aos alunos que, logo em seguida, contaram um pouco quem eram e quais seriam suas expectativas, motivações e desejos com relação aos encontros. Entre risos, olhares, piscadelas e vozes tímidas ou não tão tímidas, todos ouviram e foram ouvidos. As descobertas foram incríveis! Uns tinham vindo pela literatura, outros pelos amigos, outros ainda incentivados pelos pais. Fato era: todos tinham deixado de fazer algo, ou mesmo adiado um pouco seus afazeres para estarem ali durante uma hora pensando e saboreando literatura.

Demos início à leitura do livro. Todos concentradíssimos. Olhos dividindo páginas. “Voluntários?” Não, não foi preciso pedir, eles é que pediram para ler. Segundos depois já estávamos em Salicanda, terra de nossos personagens, vivendo suas aventuras e dividindo o que estávamos descobrindo. Solidários, alguns alunos se colocaram à disposição para explicar os mistérios iniciais que permeavam a história e, como velhos conhecidos, deixamos alguns outros mistérios para serem revelados depois.

Quando demos por nós, o tempo havia se esgotado e os grandes, a contragosto é verdade, deram passagem aos pequenos da Educação Infantil que estavam à porta, esperando, ansiosos, sua vez de ocupar aquele espaço a fim de também partilhar histórias. No caso deles contada pela professora.

Assim finalizamos o nosso encontro. Ah! Ainda contidos no corredor, esperando o último aviso para ocuparem o local, os pequenos observavam silenciosamente uma das professoras que, gentilmente, registrou nosso encontro.  Clic…

Nosso próximo encontro está marcado para 15/06.

Até lá!

16 ideias sobre “Clube de leitura Vilalê – primeiras impressões.

  1. Achei a iniciativa sensacional e fico feliz em ver que a adesão dos alunos foi significativa. Parabéns à professora Erica e à Fernanda, espero que o projeto tenha vindo para ficar, e quem sabe, crescer!
    Abraços!

    • Sônia, também desejo que o Vilalê tenha outras edições. Vida longa! Quanto à adesão dos alunos e seus pais, sem eles o projeto não existiria.
      Obrigada, Fernanda.

  2. Para quem está chegando é uma grande satisfação constatar o interesse e o incentivo pela leitura. Inclusive já fui capturada por essas duas grandes leitoras, Fernanda e Érica. Na foto é fácil perceber a alegria de cada um dos componentes do Clube. Parabéns!

    • Nós também adoramos, Lorena, e concordamos que reunir leitores de diferentes idades e pontos de vista torna as discussões ainda mais interessantes.

      Aguardamos você mais tarde!

      beijo e obrigada, Erica e Fernanda.

  3. Adorei a proposta e o livro eleito (interessante e desafiador). As crianças (escrevo também como mãe) ficaram encantadas e instigadas, a continuar a leitura e a participar dos próximos encontros. Parabéns, Fernanda e Érica, pela ideia,por colocá-la em prática e pela mediação nessas conversas literárias. Também espero que a iniciativa tenha vindo para ficar!

    • Andréa, ao longo dessas 2 semanas, entre o primeiro e o segundo encontro, temos observado o envolvimento comentado por você. Seja na biblioteca ou nos jardins, nossos leitores despertaram a curiosidade daqueles que os viram circulando e lendo, em dupla ou solitariamente, as aventuras dos irmãos de Salicanda.

      Beijo e obrigada, Erica e Fernanda.

  4. Muito boa a iniciativa da escola, deve ser realmente muito interessante e instigante a leitura e a discussão em grupo do livro. É um grande estímulo a leitura e um aprendizado enorme pras crianças.

    • Laerte, você tem razão. A leitura compartilhada é uma experiência muito importante para construção de sentido coletivo e para a socialização dos integrantes, principalmente num grupo tão heterogêneo como o nosso. Enfim, todos nós saímos mais ‘sabidos’ desses encontros.

      Obrigada, Erica e Fernanda.

  5. Fernanda,
    Fiquei muito feliz com o encontro promovido por vocês. Tenho certeza de que será uma experiência produtiva e que bons desdobramentos virão…
    Abraços a todos!
    Cibele Lopresti Costa

    • Cibele, estamos muito felizes com esta realização. Eu, particularmente, sou privilegiada, pois também pertenço a um outro ‘grupo’ de leitura com adultos, você bem sabe. Por isso, transitar entre estes ‘mundos’ – Salicanda e São Petersburgo – só pode produzir experiências inesquecíveis.

      Beijo e obrigada, Erica e Fernanda

  6. É tão bom “viajar” pela literatura tendo a companhia de amigos! Vocês têm sorte… Imagino que essa experiência fará o mundo interior de vocês ficar muito mais interessante.
    abraço, Ivone Domingues

    • Ivone, você falou bem: AMIGOS. Dividir o trabalho, ainda que prazeroso, da leitura literária permite que a tarefa seja mais leve e nos torna íntimos de nossos parceiros nesta jornada.

      Abraço e obrigada, Erica e Fernanda

  7. É o maior privilégio ter essa oportunidade para os meus filhos, da leitura prazeirosa e compartilhada com amigos, numa atividade que eles vão por vontade própria e com muito entusiasmo. Com certeza não é só o efeito da pipoca! Parabéns, Fernanda e Érica. Abraços.

  8. Valéria, o entusiasmo é uma marca do grupo. Os comentários feitos por eles, os olhos brilhando nas possibilidades lançadas…um exemplo foi a eleição do novo título. Finalizada a votação, aqueles cujos títulos não ganharam ficaram um pouco desapontados. Contudo, bastou ler as primeiras páginas de O MEDO E O MAR para a paixão renascer.

    Quanto à famosa pipoca da dona Leni, ela vem para tornar os encontros ainda mais saborosos.

    Um abraço e obrigada por seus comentários e apoio.

    Fernanda e Erica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>