100 vozes para 100 anos de Luiz Gonzaga.

Por Vicente Domingues Regis

Em 1912, nascia, em um pequeno povoado do interior do Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira. Lua, um de seus muitos apelidos, ficou conhecido por sua sanfona arretada, suas vestes de vaqueiro do sertão nordestino e seu chapéu de Lampião; além de suas composições, que encantaram o Brasil e continuam mostrando sua força.

Como, neste ano, Gonzagão faria cem anos de pura música e alegria, faremos um grande coral com todos os quintos anos da escola. São mais de cem vozes cantando em homenagem a este centenário. Os alunos vêm se preparando para este momento de diversas formas, ensaiando com as professoras de sala, comigo e em outros momentos curiosos. Algumas crianças pediram para deixar as músicas tocando nas salas de aula na hora do parque, para ficarem cantando e inventando coreografias; outras trouxeram informações de casa sobre este compositor. Fizemos, também, pequenas e belas apresentações dentro da escola, para a Educação Infantil e para as outras classes do Fundamental 1.

O processo até aqui foi muito bonito! Dá muito gosto ver os meninos cantando juntos, felizes, se divertindo. É importante lembrar que este é um dos projetos de música introduzidos no currículo do Fundamental 1, bem como o projeto de Esculturas Sonoras nos quartos anos, que aconteceu no mês de abril. Esta é a forma que encontramos para aumentar a presença da música no currículo, além do oferecimento dos cursos de extensão. Novos projetos serão criados nos próximos anos, mas este eu acho que veio para ficar. Viva Santo Antônio! Viva São João! E viva Gonzagão!