Depois do intenso estudo, a recompensa!

Por Ana Claudia Nicolau e Miruna Genoino – formadoras do Centro de Formação na área de Práticas de Linguagem

Compartilhar saberes é uma prática comum na Escola da Vila. Incentivamos, desde a Educação Infantil, que as crianças troquem informações entre seus pares, pela crença de que, com essa interação, alçarão outros patamares em sua formação como estudantes e como pessoas.

A troca entre profissionais também é uma prática constante, seja por reuniões de segmento, de série, sobre alguma área específica do conhecimento... Estamos em constante conversa, intercambiando nossas experiências para aprimorar, cada vez mais, o trabalho pedagógico e educacional.

Movidas por este interesse, inscrevemos e tivemos nossas monografias da Pós-Graduação Latu-sensu em Alfabetização da Escola da Vila aprovadas para serem apresentadas no II Simpósio Internacional sobre o ensino de Língua Portuguesa, realizado em Uberlândia/MG, entre os dias 30 de maio e 1 de junho, o que proporcionou um imensurável crescimento profissional para nós.

Graças à Escola da Vila, que nos ofereceu toda a estrutura necessária para participarmos deste evento, tivemos a oportunidade de ouvir pessoalmente expoentes como o francês Bernard Schneuwly e os brasileiros Luiz Carlos Travaglia e Marcos Bagno, que trouxeram contribuições preciosas, tanto do ponto de vista da prática em sala de aula, como de um âmbito teórico inovador, gerando questionamentos que, certamente, nos renderão mais estudos e pesquisa.

Além disso, participamos de Grupos Temáticos com professores e pesquisadores (pós-graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de diversas partes do Brasil). Nessas mesas, ao compartilhar nossos trabalhos, pudemos sentir uma calorosa recepção do meio acadêmico, que muito se impressionou com a qualidade e seriedade do trabalho realizado em Práticas de Linguagem com as crianças do Ensino Fundamental I na Escola da Vila. Recebemos sugestões de leituras mais específicas à Linguística para ampliarmos nosso conhecimento teórico, que corrobora com tudo o que acreditamos e tanto defendemos. Tomamos parte de profícuas discussões sobre nossa concepção de ensino da língua com profissionais de outras renomadas instituições do país e saímos desses encontros com fortes recomendações para que seguíssemos nossas pesquisas acadêmicas – bem como uma inevitável coceira para que isso realmente aconteça muito em breve!

É muito enriquecedor compartilhar nosso trabalho e conhecer outras propostas que conversam com nossas escolhas pedagógicas, ver e ouvir o que há de mais recente no âmbito da pesquisa no ensino de Língua Portuguesa em todos os níveis de ensino, conhecer pessoas novas e ver nossa própria prática sob uma nova perspectiva. Cremos que o saldo dessa troca tenha sido mais do que positivo! Temos muito a compartilhar com nossa equipe de professores e formadores, bem como com nossos alunos. E que venham novas oportunidades como essa, para que o trocar e o renovar sejam ainda mais presentes em nossas formações!