Devo ou não deixar meu filho ganhar quando jogo com ele?

-

Por Angela de Crescenzo - Orientadora Educacional F1

Esta é uma questão que a maioria dos pais se faz quando os jogos de regra começam a fazer parte do universo dos filhos(as).

Trilha,  banco imobiliário, rouba monte, vinte e um... Enfim, o jogo de regra exige um grande esforço das crianças, aprender a regra, pensar em estratégias, aprender a ganhar e perder entre outras questões que estão envolvidas.

Quando jogamos com nossos filhos não podemos perder de vista que esta é uma situação lúdica, por isso o adulto não pode se “jogar de cabeça” como se estivesse competindo com alguém de sua idade, ao mesmo tempo, também não pode deixar a criança ganhar sempre, pois assim, não aprenderá a perder nem a lidar com este sentimento de frustração.

Perder no jogo é uma situação de aprendizagem e pode ser uma ótima oportunidade para as crianças pensarem em estratégias diferentes para as próximas jogadas ou as partidas seguintes e também para vivenciarem situações  em que não terão seus desejos satisfeitos. Se deixarmos que ganhem sempre nossos filhos não terão esta oportunidade.

Mas, na minha vez é diferente, agora vale!!!

As crianças tentam burlar as regras para não enfrentar “o perder”.  Podemos ajudá-las relendo as instruções do jogo, interrompendo a partida enquanto não se consegue chegar a um acordo ou estabelecendo regras intermediárias, ou seja, combinando novas regras quando as crianças ainda não conseguem compreendê-las inteiramente.